Coleiras Vermelhas: Diga não à Crueldade na luta contra a Raiva.

Coleiras Vermelhas: Diga não à Crueldade na luta contra a Raiva.
clique e aceda

Doenças TARTARUGAS



Fungos :
Causas- Falta dos raios solares e de cálcio.
sintomas- Pequenos tufos brancos.
Tratamento-Esse problema pode ser resolvido com aplicação de algum fungicida especial para répteis e banhos diários de sol. Há diferentes caminhos de tratamento, por isso procure um veterinário.

Falta de apetite:
Causas- Temperatura ambiental incorreta e abuso de tratamento.
Sintomas-Falta de apetite.
 Tratamento-Deixe sempre a temperatura ambiental entre 20 a 30ºC, alimente suas tartarugas com comidas industrializadas que sejam balanceadas e não abuse na comida.
Precauções- Se a temperatura estiver incorreta sua tartaruga hibernará, assim ela para de se movimentar o que faz então ela sentir falta de apetite. Ponha um termômetro para medir a temperatura que deve estar entre 20 a 30ºC.

Infecções Respiratórias e Resfriados:
Causas- Brusca variação de temperatura ou quando há variação de mais de 5ºC entre a temperatura da água e do ar.
Sintomas-Tartarugas nadando inclinadas, respiração ofegante, secreções nas narinas, olhos e boca e inchados.
Tratamento-Deixar a tartaruga doente em um local com temperatura de 30ºC. Os sintomas desaparecem em dias, caso isso não ocorra o procure o mais rápido um veterinário



Saúde das TARTARUGAS




Se mantida em boas condições (limpeza, luz, alimentação, espaço) dificilmente ficará doente. Resiste ao cloro da água, não necessitando de produtos para retirá-lo.



De modo a evitar o adoecimento da tartaruga recomendamos algumas medidas profilácticas. O primeiro aspecto a considerar é que, dada a fragilidade desta espécie animal, deve-se sempre tomar as devidas precauções para que nunca esteja exposta a mudanças bruscas de temperatura. As tartarugas não têm nenhum mecanismo fisiológico de compensar assimetrias térmicas. Se a sua tartaruga estiver num ambiente de água quente, uma simples corrente de ar pode causar-lhe a morte.
 O segundo aspecto e igualmente importante, é a manutenção de excelentes condições de higiene de todo o aquário. Aspire frequentemente as fezes na água ou instale mesmo um filtro próprio para o efeito.

Pode diariamente executar alguns testes que podem evidenciar alguma patologia na tartaruga: olhos com mucosidades, caparaça mole e/ou com imperfeições, zona do nariz húmida, fezes líquidas e apatia generalizada. Neste casos visite um veterinário.

184 comentários:

Anónimo disse...

tenho uma tartaruga de orelha vermelha ela so quer fica fora da agua e normal

Anónimo disse...

hhhhhhhhhhhhhh

Anónimo disse...

Ola
Tenho uma tartaruga de orelhas vermelhas é aconteceu que no verão esqueci-me dela no terraço,(ja tenho esta tartaruga a 13 anos,as vezes deixo para apanhar sol), portanto apanhou um dia de muito calor, e quando cheguei em casa ela nem mexia, estava em cima da pedra que coloquei no aquariao, pensei que estava morta, mas consegui recuperar-la, acho eu,só que ela nunca mais mexeu as pernas traseiras, parece estar paralisada, mas mexe a cauda, não posso entender o que se passa.
Depois ela recuperar desta m..rda com sol no terraço parece que não tem olfato, só vai comer em momento que esta a ver a comida, em fim, agradecia algumas dicas ou algumas explicações sobre que esta se passar.
Agradecida

Anónimo disse...

tartaruga nao abre olhos ja uma semana,que isso?

ANALUZ disse...

tenta, com um palito e suavemente, tocar nela, nas suas patas e cabeça, se não se mexer nem reagir, poderá estar morta. todos temos a nossa hora. se se mexer, e se retrair, deixa-a estar, pode ter entrado em hibernação e elas ficam durante meses quietinhas e sem se mexer.

procura aqui no blog textos que falam da hibernação das tartarugas

beijos

Anónimo disse...

ela nao abrte olhos,mas anda bem em movimentos

ANALUZ disse...

então deve ser problema nos olhos.

vou saber e depois digo-ye

bjs

Anónimo disse...

a minha tartaruga deixou de comer ha varios meses, entrou numa quase hibernaçao, porem agora que o calor veio comçou a mexer se novamente, tentei dar lhe comida mas ela nao quis, agora passado uma semana, fui busca la ao esconderijo dela, para onde ela vai sempre e ela esta rigida sem se me mexer, com todo o corpo encolhido, o que é que eu faço? ajudem me, eu adoro esta tartaruga

Anónimo disse...

preciso de resposta com maior urgencia ao comentario de cima

Anónimo disse...

A minha tartaruga saiu à pouco da hibernação, mas não abre os olhos, no entanto anda normalmente, é normal ?

ANALUZ disse...

SIM É NORMAL. ACONTECE POR VEZES! VAIS VER QUE A POUCO E POUCO ABRE OS OLHINHOS

Anónimo disse...

por favor ajudem-me o meu cão mordeu a tartaruga já é adulta 18 anos mas fez sangue e trincou mesmo na carapaça da parte de tráz

ANALUZ disse...

Enquanto a tararuga não estiver recuperada, deverá manter a água o mais limpa possível. É melhor aquecer a água com um termostato a cerca de 25ºC. Ela recuperará muito mais rápido.
Exponha a tartaruga ao sol directo, sem passar por vidros, mas disponibilize sempre uma sombra. O aquario não pode estar tapado, se for o caso pois o excesso de humidade causa fungos.
Depois aplique betadine 2 ou 3 vezes por dia no local da ferida. Também pode aplicar vinagre puro diluido com água em proporções iguais. Eu prefiro o betadine. Depois de aplicar exponha-a ao sol. "lave-a" antes de a colocar no aquário.
Dê ainda um banho, que resultou com uma tartaruga minha, que consiste em 20g de sal marinho (vende-se nas lojas de produtos naturais) para um litro de água, durante 20 minutos por 2 ou 3 vezes por dia.

E aproveite para dar uma comida melhor. Podem ser pequenas gambas (vendem-se congeladas já sem casca), carne picada, peixe, etc... E pulverize a comida com umas vitaminas para répteis que encontra à venda nas lojas de animais. Penso que sejam da tetra. depois diga algo

Anónimo disse...

oi eu tenho uma tartaruga pequena e já tem alguns dias que ela estar com os olhos inchados mais sempre abria so que hoje el não abriu os olhos de jeito algum o que eu faço estou preocupadae também não comeu nada me ajude o que faço

ANALUZ disse...

Olha, tartarugas com olhos inchados na maioria das vezes é um problema de origem bacteriana, e com um
antibiotico de farmacia mesmo (tetrex, terramicina ou tetraciclina de
500mg para cada 20 litros de água). Dissolver previamente o comprimido
em um copo com água e aplicar no aquário dela. Trocar a água e
reaplicar a cada 72horas.

Paralelamente verificar os seguintes ítens;

. temperatura da água de ser em torno de 28 graus (use termostato o ano todo)
. banho de sol pelo menos 3 vezes por semana 1 hora
. limpeza e sanidade do aquário (ideal usar filtro interno)

Isso também acontece quando ela esta com falta de vitamina A, ou tenhas dado uma dieta inadequada. Para prevenir dê cenouras e folhas verdes escuras.

Usar ração de boa qualidade sempre. se persistir em uma semana via a um veterinário

bjs

Anónimo disse...

Minha tartaruga tigre d`agua ficou mais ou menos 1 mes escondida no fundo do lago e agora que está batendo sol quis colocar ela um pouco fora da agua, mas percebo que ela não abre os 2 olhos. Quando eu tiro ela da agua ela tem dificuldade em abrir os olhos, ate abre, mas quando coloco ela dentro da agua denovo ela fecha e nada de olhos fechados e não come. As palpebras ficam fechadas. Será que ela vai ter que operar ou existe algum medicamento que eu posso por na agua para ver se ela volta a abrir os olhos dentro da agua? obrigado!

Anónimo disse...

Ola, eu tenho uma tartaruga, que asho que e tigre, muito bonita, amarelo com castanho. Comprei ha 10 dias. e a minha primeira tartaruga. Meu cão fui buscar a tartaruga a piscina dela e roeo a carapas dela de um lado, ate consigo ver a pel dela a mecher com a respiração. ela esta muito activa , mas a minha duvida e que ela esta alejada e que posa morer.
Sabe me dizer alghuma coisa sobre este asunto? A carapace pode voltar a crecher? Poso fazer algo por ela? Agradeço.

Anónimo disse...

Olá. adiquiri minha tartaruga a quase um ano.é um cágado de barbicha( phyrinops geoffroanus) ela sempre foi muito saudavel. mas a pouco reparei umas manchinhas pretas no casco, pareçe com mofo preto de roupa. o aqua dela é bem limpo banho de sol todo dia pela manha durante 40 min. não entendo porque apareceu isso. qual será o motivo?

ANALUZ disse...

Anónimo:

tens aqui um artigo referente à espécie da tua tartaruga barbicha;

O Cágado de Barbicha é uma espécie de pequeno porte que possuí ampla distribuição geográfica na América do Sul, sendo encontrada na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Bolívia, Paraguai, Argentina e Brasil ( sudeste, centro-oeste e nordeste ). Essa espécie é comumente encontrada em rios, lagos e lagoas de correnteza lenta (Ernest; Barbour, 1989).

Possuí carapaça achatada e larga com o dorso de coloração preta ou cinza esverdeada. O plastrão possui um entalhe anal e tem uma coloração vermelha rosada com manchas pretas irregulares. A cabeça é larga e lisa, com coloração preta, linhas brancas e irregulares sob os olhos e sobre a boca. A parte inferior é branca com linhas e pontos pretos. A característica mais proeminente dessa espécie é uma linha preta e larga que se estende longitudinalmente pelo olho, também possui um par de “barbelas” no queixo com a extremidade preta, fato este que o diferencia da espécie Phrynops hilarii onde as extremidades são brancas. Os membros são cinza com manchas brancas e as patas possuem membranas interdigitais que auxiliam na natação. Passam boa parte do dia tomando banho de sol.

Alimentam-se na natureza de folhagens, frutos, insetos, moluscos, minhocas e peixes, em cativeiro aceitam bem alimentos como plantas aquáticas, ração de quelônios e suplementos vitamínicos e minerais. Os machos desta espécie, tem em média 21 centímetros de comprimento de carapaça e as fêmeas 35 centímetros de comprimento de carapaça, onde os machos pesam entre 0,6 a 1,9 Kg e as fêmeas entre 1,5 a 3,9 Kg. A postura dos ovos ocorre entre novembro e fevereiro nos bancos de areia formados nas margens dos rios. Geralmente a postura é realizada a noite, mas quando não existe a ameaça de predadores começa depois das três da tarde. Em cada ninho é colocado de 6 a 18 ovos de coloração branca, esféricos, medindo entre 3 e 5 cm . Os ovos são chocados pelo calor do sol por cerca de 100 a 120 dias (Pritchard 1979; Pritchard,Trebbau, 1984).

Esse cágado é extremamente resistente, aguentando grandes poluições ambientais e sendo comumente encontrado em rios bastante poluídos próximos a grandes cidades. O acasalamento tem inicio entre setembro e novembro, ocorrendo normalmente durante o dia, existindo uma série de comportamentos de corte que incluem a perseguição da fêmea e mordidas no pescoço da fêmea. e os filhotes nascem entre dezembro e janeiro.

Normalmente a temperatura mantida para todas as espécies de Phrynops em cativeiro, varia de 20 - 25 ºC, com temperatura ambiente entre 24 – 30 ºC. Como estes cágados passam a maior parte do tempo dentro da água, um aquário com medidas amplas se faz necessário. O pH da água varia entre as espécies, mas uma regra básica pode ser utilizada que é manter o pH abaixo de 6,25. O sangue circulantes apresenta numerosas células primitivas, a produção das células vermelhas está dividida entre o baço e a medula óssea. Com relação às células brancas é importante ressaltar a baixa quantidade de neutrófilos e um aumento dos eosinófilos e basófilos circulantes, além da presença de heterófilos, células encontradas nos répteis e nas aves, e inexistente nos mamíferos. Os eritrócitos são numerosos, com um ou mais núcleos irregulares e formato elíptico com cromatina nuclear espessa e densamente granular. No sangue periférico podem ser encontradas formas imaturas ( Frye, Murphy1991; Andrew 1965 ).



Dados do Quelônio:
Nome: Cágado de Barbicha.
Nome Científico: Phrynops geoffroanus
Época: Holoceno
Local onde Vive: América do Sul
Tamanho: 35 centímetro de comprimento
Alimentação: Onívora

Reino: Animalia
Filo: Cordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Reptilia
Subclasse: Anapsida
Ordem: Testudines
Subordem:
Família: Chelidae


penso então, meu anónimo, que essas manchas são naturais nelas, e nada de preocupação. é fruto da época. contínua a tratar dela como tens tratado,

beijo grande e bom ano para os dois (ou duas)

suraya disse...

ola,

eu hoje tive a triste perda do meu cágado fÊmea que já tinha 16 anos de idade.

Ainda não percebi a casa da sua morte e gostaria que me desse pf uma breve explicação se detectar a causa. apenas a mudei da agua para cima da terra, como sempre o fiz... deixei-a lá umas 5h o máximo e quando xeguei a casa ela tava morta a carapaça tava muito quente e ela apresentava os olhos muito inchados mas fechados... estou muito triste por ela e tenho a sensação que fui eu sem querer que lhe causei a morte...visto que elas reagem as mudanças de temperatura certo?
mas eu sempre a tratei desta maneira e ela sempre reagiu bem...será que foi por outro motivo que me possa informar?
obrigada*

ANALUZ disse...

Soraya

não dês mais voltas à cabeça, era a hora dela, e não fostes tu a responsável...

deixa essa culpa e segue em frente, e se te sentires só, compra ou arranja um outro animal para te fazer companhia (cães e gatos são muito amigos).
o que tu fizestes esteve bem, e ainda mais que não era a primeira vez que o fazias!!

beijo grande

Marcos disse...

Oi Analuz, adorei seu blog, já está no meus favoritos...gostaria de pedir uma orientação que é a seguinte: ganhei uma tartaruga a margarida(ela tem uns 20 cm, naõ sei a espécie a uns 4 anos creio que ela deva ter uns 10 e ela morava num aquário muito pequeno, comprei um grande mas ela ficava batendo a cabeça nele o dia inteiro acho que era por causa do filtro muito grande e barulhento então fiz um jardim com uma piscina de plastico, alimento-a com ração e camarão seco as vezes ela passa dias só dentro dágua, e agora as carcaça dela ficou mole e um nó está quase soltando comprei um sache de cálcio e reveso 3 dias com a piscina e 3 dias sem a piscina, isto está certo? vc tem alguma orintação? agradeço desde já, Marcos de Belo Horizonte

bia disse...

A minha tartaruga teve dois dias no mesmo sitio dentro do aquario sem comer.Ha tratamento?

bibi disse...

minha tartaruga tem apenas 8 meses e está a 3 semanas sem comer, o que eu faço ???

Flávio disse...

ANALUZ. Boa tarde, tenho 3 tartarugas e sempre se deram bem, mas a pouco tempo reparei que uma tinha um olho um pouco inchado. hoje a minha irma acordou e por acaso viu que uma das tartarugas estava a morder esta do olho inchado. mordeu-a e rasgou-lhe o outro olho e agarrou-lhe tambem o pescoço. que posso fazer??

Nani disse...

Olá! eu tenho um cagado de barbicha e hoje me deparei,
que ele estava com um inchaço debaixo da boca.
eu gostaria de saber o que é que ele tem... obrigada

Anónimo disse...

Olá eu tenho um cágado e ele tem um olho inchado e branco, e nao se mexe a duas semanas eu estou muito priocupado podiam dizer o que fazer?

Anónimo disse...

ola, minha tartaruga está bastante desanimada há alguns dias, e hoje reparei que ela tem o corpo inteiro inchado... gostaria de saber se isso é apenas um resfriado ou se é outra coisa o que eu poderia fazer. Obrigada.

Natali disse...

Olá. Minha tartaruga foi atingida por uma bomba que foi atirada no quintal onde ela dorme. A pata está inchada, sangrando e não se mexe. Será que tem algum remédio caseiro que posso dar até que conseguir um veterinário?
Grata.

Dani Capra disse...

Boa noite, estou preocupada o que aconteceu foi q ela pegou frio dois dias seguidos...os sintomas sao

x perda de apetie,
x lenta
x respirando pela boca
x algumas vezes a respiraçao ofegante
xbrincando menos no aquario
x prefere ficar na pedra

o que estou fazendo:
mantenho o aquecedor do quarto ligado, ofereço comida sem sucesso, estou colocando sorine de nenem no nariz dela pela manha e pela noite (tenho medo, mas um amigo meu disse que é bom para hidratar as vias respiratorias delas e nao faz mal se engolir)

Anónimo disse...

Por favor, alguém me ajude! Eu tenho um jabuti que já tem mais de 18 anos e algumas semanas atras apareceu nele uma ferida branca na parte inferior da carapaça e eu pensei que era por que ele estava andando e se machucou, há alguns dias olhei novamente e vi que estava ficando bom, e hoje eu fui verificar e vi que o machucado aumentou e agora estava ficando profundo (e não era assim), e agora estou muito preocupada por causa. O que posso fazer para curar a ferida dele?

Anónimo disse...

Olá!
Minha tartaruga tem 3 anos comigo, não mudei a ração, nada. A unica mudança foi q tinha 1 peixinho no aquario com ela, e esse peixe morreu em dezembro e desde então a água está ficando suja muito rapida e com cheiro de podre. Já lavei todo o aquario, coloquei novos peixes (q ela já comeu!). Não sei mais o q faço, por favor me ajuda!!!!

Louise disse...

Olá, hj descobri que minha tartaruga está com a cabeça toda inchada. Eu a tirei de um e buraco no quintal e tinham alguns bichos em volta da cabeça dela como se fosse bicheira. É possível uma tartaruga ficar com bicheira? O que devo fazer? A boca está até rachada. Estou desesperada e to dura pra levà-la num veterinário....

Anónimo disse...

Ana Luz... Pelo amor de Deus me ajudee... eu tenho um jaboti d dois anos...ela é linda... o nome dela é Luiza... crio ela com todo cuidado do mundo...só que hoje minha mae colocou ela pra tomar banho.. e de repente sai do seu anus uma tripinha de 15 cm aproximadamente... nao sei nem o q era aquilo.. e na ponta da msma abriu-se um orificio.. bem parecido com o orgão genital feminino...passaram-se cerca de s min.. e ela colocou tudo aquilo pra dentro dela d novo... to com muito medooo.. será q ela ta com alguma doença... preciso d uma respostaaa... me ajudaaa...

Anónimo disse...

Oii tenho uma tigre d agua q tem 2 meses e meio .. Havia colocado ela em um aquario com pedras ela se enroscou anoite e pela manha estava desacordada ou seja morta praticamente.. Quando fui interrala pensando que havia morrido ela se mexeu.. Fiz respitaçao boca a boca e ela foi voltando ... Mas ainda esta tristinha e so comeu duas racao em dois dias.. O q fazer ? Sera que nao esta se alimentando pq engoliu muita agua ao ficar presa? Posso dar alguma vitanina?

Anónimo disse...

Gente me ajudem a amo muito.. Meu nome é Daniele e estou me sentindo culpada por ela ter ficado presa nas pedras

Anónimo disse...

me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! pffff! minha tartaruga fez quatro anos em fevereiro, ela ta mt triste cmg! eu faço td pra ela! ela teve uma época q nem comia + (em pleno verao) ela e uma das tartarugas comuns, d agua doce msm. mas me ajudaaaaaaaaa
obg.

Anónimo disse...

Preciso de ajuda,
o meu cão mordeu cágado ela estava muito ferida
eu ao principio pensei que estava morta
mas depois ela mexeu se
o que vou fazer para ela sobreviver ?

Paula disse...

Ola, minha tartaruga (Tigre d'agua), foi atropelada, ela não teve ferimentos graves eu acho, o casco está intacto, as patinhas mexendo normalmente, porem teve uma lesão na boca, um machucado na parte superior (parece que "quebrou" um pedacinho, e uma trinca na parte inferior. No dia do acidente ela ficou com a cabela pra dentro do casco por várias horas. Masis hoje 2 dias depois ela está se movimentando lentamente, tira a cabeça pra fora do casco, até nada um pouquinho, ais não abre os olhos, eles parecem estar inchados. Uso Repto Protect na agua será que auxilia na cicatrização? Precisa de algumas dicas, pois não sei que fazer.

Anónimo disse...

Minha tartaruga esta inchada, nao consegue andar e nao come mais, nao sei o que fazer, estou desesperada! Me ajudemmmmmm

Luana disse...

Meu jabuti após acasalar pela 1ª vez está há 3 dias com o genital para fora da carapaça. Isso é normal?

Anónimo disse...

Mudei a 4 meses de cidade que era muito quente para uma cidade com muito frio. Minha tartaruga esta de uns tempos para cá com olhos fechados mas movimentando e abrindo os as vezes, não come e não anda. Me ajudem

Anónimo disse...

mnhas rtartarugas parecem enchadas perto das patas traseira oque fasso ?

Anónimo disse...

A minha tartaruga está com o corpo inchado, o que faço ?

Anónimo disse...

oi o meu cágado esta manhã não se mexe deve estar em hibernação só que ele não se mexe em água quente pode me ajudar?

Anónimo disse...

Olá, teno duas tartarugas de espécie Tigre, uma delas esta com os olhos inchados e quando tenta abrir aparece uma espécie de pelicula que não a permite enxergar. Gostaria de saber os cuidados que deveria tomqr. Obrigada

Anónimo disse...

Há dois meses comprei um tigrinho d'água. Fiz tudo certo: montei um aquaterrário com água numa medida razoável (possibilitando que ela nadasse mas que conseguisse por a cabeça pra fora quando quisesse), coloquei uma pedra grande para ela subir e uma pedra de cálcio própria. Alimentei com ração própria, coloquei termostato nos dias frios e durante o dia ela tomava um banho de sol pela manhã. A tarde, ela tinha sombra e sol no aquaterrário. No entanto, fui viajar essa semana e quando cheguei, minha tartaruguinha estava morta!!! Minha mãe ficou cuidando dela esses dias e fez tudo como de costume... Mas não sei o que aconteceu!!! Ela estava com umas manchas vermelhas embaixo do casco... O que pode ter acontecido??? Estou muito triste e não quero pegar outro bichinho enquanto não tiver certeza do que eu fiz de errado... :(

Anónimo disse...

Olá Dra. Temos um filhote de cagado de b[igode(uns 7 cm de casco) que foi atacado pela nossa cachorra! Esta com varios furos no casco e faltando um pedaco na borda, caminha e tenta se esconder, mas esta sangrando. Coloquei em uma caixa com jornal e um recipiente com agua, embaixo de uma lampada. O que podemos fazer para ajudar esse animalzinho? Aguardamos sua orientacao, por favor nos ajude. Obrigada e desculpe os erros de ortografia, pois, estamos brigando com o teclado novo!

Cristina disse...

Por favor preciso de uma indicação de veterinario especialista em tartaruga aquatica, estou na zona oeste da cidade.
agradeço
podem me informar por aqui mesmo.

Anónimo disse...

oi tenho uma tigre d agua, não sei se ela esta enchada ou gorda, dou três grãos de comida as 6:30 da manha e mais três as 7:00 da noite cada grão tem mas ou menos, meio cm.
Analus vc pode pf me ajudar?
agradeço!!!

joão vitor disse...

Tenho uma tartaruga tigre e ela não queria comer nada a várias semanas..... Derrapante ela fico toda mole e boiando no aquário uq faço mim ajuda por favor :'(

mariana disse...

tenho uma tartaruga já não come há 3 semanas. É normal?
o cálcio que pus desfaz-se um bocado e fica com coisinhas amarela.
a carapaça da tartaruga na parte detrás esta mole
quando toco nessa parte a carapaça dobra.
isto tudo é normal?

Anónimo disse...

Olá, adotei uma tartaruga hoje que estava abandonada na universidade que estudo, e ela não quer saber de.comer, e esta com uma espécie de algas verdes grudadas no seu casco na parte de traz, é na verdade como se fosse um limo, o que pode ser isso? Espero respostas rápidas, valeu

mylena pereira disse...

oiee eu precisoo muitoo da sua ajudaa .. a minha tartaruga ja deve ser velhinhaa faz uns 6 anos que tenho ela mas o dono antigo dela ja tinha ela a algum tempinhoo .. esses tempos ela fico com a boca travada e nao comia nada , mas eu a levei em um especIALISTA tartarugas e ele mando eu pinga um remedinho na agua delaa .. dai ela sarou .. mas agr acho que piorou a situaçao pq eu coloko comida e ela tenta pegar mas nao consegue ela bate na comida mas nao consegue comer .. sabe me dizer oq é isso e oq eu posso fazer ? to com mt medo que ela c vá pq faz dias que nao come
:(

Anónimo disse...

tenho um cagado a mais de 25 anos agora ela esta sem comer a meses as patinhas estao sangrando e fica o tempo todo com a boca aberta o que faço estou preocupada me ajude

Anónimo disse...

socorro!!!!!!! minha tartaruga esta muuuito doente ela n se mexe nem come nunca vi ela come faz 2 meses que eu a tenho ela tem casco mole olhos inchados e a pele dela ta bem sem cor esbranquiçada me ajudem ja comprei raçao camaroes calcio anti-cloro tudo tudo mais nada adianta :\

Unknown disse...

Acabei de ganhar uma tartaruga filhote de orelha laranja como saibo se ela é fêmea ou macho?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá, preciso de ajuda, tenho minha tartaruga a mais ou menos 2 semanas, mas ela já tem um ano de idade, quando chegou em casa, ela era super espertinha, comia bastante e agora já tem 2 dias que não se mexe, não quer comer, estou mto triste, não sei como lidar com isso. tenho medo que ela morra. eu sempre coloco no aquario agua natural da torneira, e como esta mto calor a água esta sempre morninha. estou fazendo correto??..

Camila Carvalho disse...

Olá, tenho uma Tartaruga tigre d'agua a mais ou menos um ano, a uma semana quebrei seu aquaterrario, ate ter dinheiro pra comprar outro estou mantendo ela em uma bacia, com algumas pedras, so que ando reparando que ela deita de barriga pra cima e fica boiando, parecendo que esta nadando em craw! mais acho que isso não e muito normal! gostaria de um conselho!

Ana disse...

Boa noite! Eu tenho uma tartaruga da orelha vermelha, ela tem +/- 13 anos, e hoje ela vomitou toda a comida (camarão seco e cenoura picada). Além disso, seu casco está descascando a uns cinco ou seis meses.
Isso pode ser sério ou é comum? Desde já grata (:

Unknown disse...

Oi me ajudem a entender. A tartaruguinha da minha filha morreu derrepente , parou de se mexer e de respirar, antes disso deparamos que ela se moveu rapidamente por umas 3 vzs, e depois foi parando até que não se mexeu mais e nem respirou , ficou com os olhos abertos, mas não voltou mais, tentei reanimala fazendo massagem na parte de baixo do casco,, e a respiração também com um canudinho mas nada adiantou, minha filha ficou muito triste, pensamos que talvez ela estava doente e não percebemos...

Unknown disse...

Minha tartaruga tem a carapaça na parte dos lados um bocado mole e tem uma especie de rachazinha pequena também , o que posso fazer para isso parar ? Aguardo Resposta obrigado

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Boa tarde. Tenho uma tartaruga de orelha vermelha há uns 12 anos. A carapaça dela nao cresceu mais de 12cm. Ela esta numa caixinha para tartarugas com uma rampa, adquirida numa loja de animais e tem imenso espaço para andar de um lado para o outro. Ela nunca apanha sol e nao tem agua suficiente para nadar (tem uns 3 dedos de água). Poderá estar fraca? Mais propensa a ficar doente?
Hoje coloquei-a num recipiente com profundidade suficiente para nadar, mas nao nada. Eu pegava nela de modo a ficar à superficie e ela dava às patas, mas quando a largava, ela ia ao fundo e nada.
Não sei o que fazer, há quem diga que necessita de muita água, há quem diga que não, por ser semi aquática.
Alguem me pode ajudar?

Unknown disse...

Boa noite, tenho uma tartaruga de aproximadamente 6 meses e ela foi mordida pelo meu cachorro. O casco quebrou uma pontinha e apresenta uma gotinha de sangue. Desde então ela não tira a cabeça de dentro do casco e também não come. Depois de algumas horas notei a presença de uma gosma gelatinosa abaixo da boa e não sei o q fazer. Por favor, preciso de orientação, pois estou com medo que ela morra.

Anónimo disse...

Minha tartaruga não faz coco o que pode ser ?

Anónimo disse...

Oi tenho uma tartaruga porem encontrei boiando na água duas larvinhas, limpo toda semana e tenho a bomba q faz a limpeza. Sera q é da tartaruga?

Anónimo disse...

Ola a minha tartaruga tem na parte traseira por baixo da carapaça uma bola vermelha, é normal?

Anónimo disse...

A minha tartaruga todo eia que eu passo ela fica nadando para frente o que é isso?

Anónimo disse...

Minha tartaruga terrestre apresenta manchas brancas pela cabeça e patas.. isso é normal ?

Anónimo disse...

Hoje reparei que a minha tartaruga tem um buraco na carapaça. Devo leva-la ao veterinário ou não faz mal?

Anónimo disse...

Oi, eu tenho minha tartaruga a 5 anos, e esse ano comecei a reparar que o casco dela começou a descascar, aconteceu umas duas vezes com período de uns 6 meses pra mais ou menos não sei ao certo. Queria saber o sos isto significa? e se tartaruga tem período férteis?

Anónimo disse...

O que* preciso de ajuda, me respondam

Lara disse...

Boa tarde... Tenho uma tartaruga tigre d'água há 1 ano, nos últimos 5 dias, reparei algumas manchas vermelhas no casco, nas junções dos "quadradinhos", algo parecido com sangue. Porém, ela não se machucou, não foi pisada, nem nada, simplesmente apareceu. Hoje, ao pegá-la, vi na parte de baixo do casco, dois cortes com sangue. Como agora, época de fim de ano, muitos veterinários estão fechados, liguei para algumas lojas especializadas, mas ninguém soube me informar. Será que alguém poderia me dar alguma resposta? Se já viram caso parecido ou o que aparenta ser?
Obrigada.

Anónimo disse...

Oi tenho um cagado tigre-da-agua ,ela desde que o verão chegou que ela não anda pela casa so sai do esconderijo se alguem mecher nela isso e normal??? Estou muito preocupada

Unknown disse...

boa noite comprei uma tartaruga d 3 semas e ja tinha uma de 5 meses e a d 5 meses fika mordeno a d 3 semanas dexei a mais nova numa bacia mais oq fazer para fazer as 2 se acostumar tem como por favor me ajude!!!

Anónimo disse...

Bom dia, tenho um tartaruga semi aquática à menos de um ano, ela é bastante pequena e tem rabo muito comprido... Adquiri esta tartaruga numa loja de animais. À cerca 3 semanas ficou completamente imóvel e estática, estando bastante rígida, inicialmente tinha os olhos abertos e entretanto fechou os olhos e ficaram bastante profundos. A indicação que me deram na loja de animais foi que poderia estar a hibernar e que caso não tivesse mau cheiro nos 3 dias depois de ter ficado assim deveria de esperar que acordasse. Porém nunca mais teve nenhuma reação nem odor. Estará apenas hibernada ou morta? :(

Unknown disse...

Bom dia preciso de ajuda ontem passei um veneno para baratas em casa k´ontrine , e hoje minha tartaruga tigre levantou com os olhos inchados e ela fica o tempo todo com as patinhas coçando os olhos... o que posso fazer?

Anónimo disse...

Minha tartaruga já não come á 5 meses ... é normal estarem tanto tempo sem comer quando estão hibernadas?

Anónimo disse...

a minha tartaruga esa a largar umas (peles) genero de uma goma, e normal?

Diogo Vale disse...

Hoje aconteceu.me o mesmo que a este amigo em cima. Eu coloquei a minha tartaruga apanhar sol como normalmente. Mas hoje o tempo teve mais quente e quando a fui buscar ela encontava.se sem movimento e com os musculos rigidos. RepArei que a agua estava muito quente. E coloquei ela so neu aquaterrio e coloquei agua mais fria. Ela tem os musculos nao tao duros mas ainda nao reage. Ja a levei ao veterinario mas pouco me souberam ajudar. Apenas deram sorofisiolosorofisiologico disseram que podia ser um golpe de calor. A tartaruga pode viver ou nao? Algum de voces me pode ajudar? Ela costuma apanhar sol no mesmo sitio e nunca me aconteceu algo do género. Obrigado pela atencao

Diogo Vale disse...

E normal sim.

Anónimo disse...

Alguém pode me ajudar pelo amor de deus! Eu ganhei uma jabuti, acho que é esse.. Ela é bem filhote e por um descuido meu minha cachorra acabou pegando ela é machucado bastante o casco dela, na hora pensei até que ela tinha morrido, mas ela ainda se mexe, porém tem um furo no casco e na parte lateral minha cachorra conseguiu arrancar um pedaço então tá pra fora algum órgão dela.. Ela tá andando porém ela deve estar sentindo mt dor, e o casco dela tá bem molinho, e a pior parte é que ela não abre mais os olhos, to procurando algum veterinario que cuide vocês tem alguma dica, ou alguma ajuda que eu possa fazer antes de leva la no medico?

Anónimo disse...

urgente preciso de ajuda...minha tartaruga tigre da agua tem 15 anos...ta com a carne vermelha na parte d tras perto das patinhas....ta comendo normal...evacuando normal e nadando normal...so aparenta estar cansada no fim do dia.....alguem sabe oq é????

Anónimo disse...

urgente preciso de ajuda...minha tartaruga tigre da agua tem 15 anos...ta com a carne vermelha na parte d tras perto das patinhas....ta comendo normal...evacuando normal e nadando normal...so aparenta estar cansada no fim do dia.....alguem sabe oq é????

Anónimo disse...

urgente preciso da vossa ajuda.A minha tartaruga aquatica tem 3 meses e começou largar o pele na zona de cabeça e patas.O que devo a fazer e o que e que pode ser isso?Obrigado

Anónimo disse...

a minha tartaruga tem coisas brancas no pescoço, ainda não encontrei o que é e se alguém souber por favor responda

Unknown disse...

olá.Acabei de ganhar uma tartaruga chinesa de três meses e meus pais dizem que ela n come quando hiberna. É verdade?
obrigado pela atenção

Anónimo disse...

oi a minha tartaruga não come muito a alguns dias ela meio que parou de comer e agora so dorme e não se movimenta eu mecho nas patas dela e não acontece nada por favor alguem pode me dar a resposta pra isso

Gabriela Rosa disse...

Minha tartaruga estava normal no aquário. Trombei nele e o mesmo tombou no chão. Depois disso ela não se mexe mais e não responde as estímulos. Será que morreu? Olhos fechados.

Anónimo disse...

Tenho duas tartarugas semi marinhas. Sou estudante de biologia. Uma delas está expelindo sangue pela cloaca. Essa é macho, na verdade os dois são. O que pode ser? Separei eles para pararem de brigar. Ontem ele sangrou muito e estou desesperada pq minha professora tbm não sabe o que é.

Unknown disse...

Help.... Por favor alguem me ajude... Faz uma semana que minha tartaruga aquelas que sao verdinhas que ficam na agua praticamente direto nw abre os olhos e parece que esta inchado e ela tambem nw come....eu troco a agua do aquario todo dia e todos os dias ela toma sol por 1 hora.... Estou preocupada pq ela nw come e mw abre os olhos.... Moro no Japão .... Alguem saberia me informar algum remedio ???

Unknown disse...

15 dias de espera pra uma resposta e nada de ninguem responder... Esse site é mais para um desabafo do que para ajudar... Uma lástima viu.... Bommmm... Resolvi o problema sozinha ... Fui no pet e comprei um ant-bactericida para a agua do aquario ... Coloquei aquecedor e filtro e depois de 4 dias elacomeçou a abrir os olhos e comer... E hj ela esta cada dia melhor... Espero ter ajudado alguem com essa resposta...

Unknown disse...

Tenho uma tartaruga de chão ela ñ esta bem ela ñ que se mecher eu olhei se ela estava engasgado mas ela levemente mecher o que faço ela ñ esta bem

Unknown disse...

Tenho uma tartaruga de chão ela ñ esta bem ela ñ que se mecher eu olhei se ela estava engasgado mas ela levemente mecher o que faço ela ñ esta bem

Unknown disse...

Olha Simone eu nw sou expert em tartarugas mais se eu fosse vc eu colocaria uma colher ou algo queconsiga deixar ela de boca aberta enquanto vc olha com uma luz a gargantinha dela e ve se tem algo... Se tiver algo pontiagudo que machuque leve imediatamente ao veterinario... Caso tenha um plastico ou algo que nw machuque ao retirar pegue um alicate e puxe devagar... Caitadinha deve estar sofrendo axficciada.... Corre com isso Simone... E dê noticia tabom??? Estarei orando para que dê tudo certo Amém!!!

Unknown disse...

E se a temperatura estier gelada a tartaruga entra em estado de ibernação.... A temperatura ideal é de 25 a 28 graus se nw me engano.... Pode ser frio que ela esta sentindo

Bby boo disse...

A minha tartaruga ta com o corpo todo vermelho no interior. Eu axo k e sangue ela parece que nao estar a respirar mas ela mexe se muito devagar e na cara ela esta muito palida. Ajudem me

Unknown disse...

Boa tarde alguém sabe como posso agir meu cagado Está sem mexer as patas traseiras e fica se arrastando pra anda oq faço

Mary disse...

Boa tarde,tenho a minha tartaruga à uns dois meses, mas hoje notei que tem umas manchas brancas nas patas,que faço? Obrigada.

Mary disse...

Boa tarde,tenho a minha tartaruga à uns dois meses, mas hoje notei que tem umas manchas brancas nas patas,que faço? Obrigada.

Anónimo disse...

Tenho minha tartaruga ha um mes,mas hoje notei q tem manchas brancas nas patas e a sua carapaça está mole, pfv ajude me, nao sei o q é .. obrigada

Anónimo disse...

Olá, deixei minha tartaruga tigre d'água 4 dias nos cuidados da minha mãe que só deu alface a ela, agora ela apresentou um quadro de diarréia :/ o que posso fazer?

Inês disse...

Bom dia! O meu nome é Inês e tenho 15 anos, recebi ontem uma tartaruga, estou muito assustada porque me parece que esta a deixar cair pele na zona do pescoço! O que posso fazer?? PFV AJUDEM!!

Junior disse...

Bom dia! Minha tartaruga estava bem, no dia seguinte amanheceu estática, imóvel, desfalecida, com marcas de vômito, ela sempre se alimentava de ração canina filhote, criava solta dentro de casa e nesse dia estava em uma bacia grande fora de casa, exposta ao sol, vento, brisa da madrugada, insetos, gatos da rua, o que pode ter causado a sua morte? Obrigado.

Unknown disse...

Minha tartaruga está descansando.
Soltou uma parte do casco dela, porém não havia outro em baixo e a parte que está sem casco está branca e no meio dessa parte está um pouco Vermelhado.
Acho que pode esta inflamado.
O que eu faço?

Valdemar disse...

Oi tenho uma tartaruga há vários anos e agora ela apareceu com pequenos orifícios no casco embaixo, no entanto ela está bem ativa e não aparenta estar doente, alguém tem alguma dica de que estes orifícios sejam de alguma doença. Obrigado pela resposta.

Unknown disse...

Olá! Tenho uma jabuti ela comeu veneno de rato o que devo fazer?

Unknown disse...

Ooi tenho uma tartaruga tigre d água e ela está trocando de casca mais a casca nova está com ums furinhos bem pequenos oque pode se?

Unknown disse...

Ooi tenho uma tartaruga tigre d água e ela está trocando de casca mais a casca nova está com ums furinhos bem pequenos oque pode se?

Anónimo disse...

tenho um jabuti e o platrao dela esta descolando....esta se soltando... e normal?

Anónimo disse...

Vc poderia mandar foto dela ou dele posso resolver e te responder caso a doença

Anónimo disse...

Vc poderia mandar foto dela ou dele posso resolver e te responder caso a doença

Unknown disse...

Esta faltando sol. A tartaruga precisa tomar sol todo dia. Coloca lâmpada raio uv no aquário melhora rapidinho. Ela precisa desses raios pra calcificar o casco.

Anónimo disse...

Boa tarde,tenho uma tartaruga chinês e hoje caiu a ponta da cauda dela o que significa?

Unknown disse...

Por favor me ajude!
Minha tartaruguinha ainda é pequena e ela tem comido pouco e anda inclinada com uma pata no ar. O que devo fazer????

Rosana yamada disse...

Vera Alexandre...
Sua tartaruguinha é aquelas pequeninasque vivem na agua ???

Unknown disse...

Rosana...
De facto minha tartaruga passa muito tempo na água mas não tenho certeza.

Unknown disse...

Por favor Ana luz ajude-me

Unknown disse...


Fungos :
Causas- Falta dos raios solares e de cálcio.
sintomas- Pequenos tufos brancos.
Tratamento-Esse problema pode ser resolvido com aplicação de algum fungicida especial para répteis e banhos diários de sol. Há diferentes caminhos de tratamento, por isso procure um veterinário.

Falta de apetite:
Causas- Temperatura ambiental incorreta e abuso de tratamento.
Sintomas-Falta de apetite.
Tratamento-Deixe sempre a temperatura ambiental entre 20 a 30ºC, alimente suas tartarugas com comidas industrializadas que sejam balanceadas e não abuse na comida.
Precauções- Se a temperatura estiver incorreta sua tartaruga hibernará, assim ela para de se movimentar o que faz então ela sentir falta de apetite. Ponha um termômetro para medir a temperatura que deve estar entre 20 a 30ºC.

Infecções Respiratórias e Resfriados:
Causas- Brusca variação de temperatura ou quando há variação de mais de 5ºC entre a temperatura da água e do ar.
Sintomas-Tartarugas nadando inclinadas, respiração ofegante, secreções nas narinas, olhos e boca e inchados.
Tratamento-Deixar a tartaruga doente em um local com temperatura de 30ºC. Os sintomas desaparecem em dias, caso isso não ocorra o procure o mais rápido um veterinário

Unknown disse...

Boa tarde , tenho uma tartaruga Tigre da água, ela botou um tipo de tripa, vermelha e comprida e no sai de perto. Procuro respostas ,obrigado

sara disse...

Como está sua tartaruga?

sara disse...

Como está sua tartaruga?

Unknown disse...

Tenho uma tartaruga de 4 meses e é macho, ele tem uma bolinha verde no bombum é normal isso?
Espero respostas.

Unknown disse...

Tenho uma tartaruga de 4 meses e é macho, ele tem uma bolinha verde no bombum é normal isso?
Espero respostas.

Unknown disse...

Ola tenho uma jabuti e ja faz dias que ela não come e não anda ,esta espumando pela boca e esticando as pata trazeira ! Me ajude pois ela e da minha filha de 9 anos e ela esta preocupada e onde moro ñ tem veterinário que trate dela .

Tuska_Sound disse...

Tenho uma tartaruga que comecou a aparecer varias manchas vermelhas na casca. Nao é normal!! Pode ajudar-me?

Rocks disse...

Ela é de aquário.? Pq aconteceu isso com a minha TBM
;-; NÃO SEI COMO RESOLVER

Unknown disse...

minha tartaruga estava com a cabeça inchada, depois ela desinchou fico enrugada e depois de um tempo voltou ao normal ja faz muito tempo, como voltou ao normal eu nem fui atrás de ajuda mais esses dias aconteceu de novo ela inchou e desinchou. pode me ajudar?

MDM disse...

Olá Ana Luz,
Pelos comentários acima, creio, que deixou de responder às questões que lhe são colocadas, o que é lamentável!):
Sei com este Blogue, enquanto procurava pela net uma resposta aos problemas da tartaruga do meu filho, que batizamos a Júlio é uma falsa falsa corcunda do Mississipi, foi-lhe oferecida em Janeiro/2016, atualmente está com 8cm de casco, cresceu consideravelmente, muito activa, comilona, trepadora(sempre a querer fugir do pequeno aquário em formato de feijão...
Sempre foi alimentada à base de stiks Reptomin baby e Camarões(aperitivo), ocasionalmente damos-lhe carnes brancas e peixe crus(galinha, peru, atum) que adora...sempre recusou vegetais e fruta!):
Após a mudarmos para uma caixa de arrumação improvisada como aquário, com pedra para apanhar banhos de sol, é colocação se água limpa e morna 2xdia...toda a máxima higiene, limpeza de carapaça, etc.
1° problema detetado:Verificamos, sem existir razão aoarente, que as pernas traseiras do Júlio tinham deixado de se mover, mantinham-se encolhidas, e que a tartaruga deslocava-se e nadava somente com as patas frontais!? No entanto, enquanto apanha sol, estica as pernas traseiras e dianteiras como anteriormente fazia. A situação das pernas continua, embora já não as encolha, arrasta-as pelo aquário...a que se deve esta situação?!(Peço ajuda à Ana luz, ou a algum dos visitantes e comentadores deste blogue por favor!);
2° Problema: há cerca de três semanas, por volta meados do passado mês de outubro(ainda com bastante calor aqui vem Portugal)
o Júlio começou a comer menos, até que rejeitou por completo a comida...situação que se mantém, costumava dar-lhe à boca e ele adorava tudo o que lhe dava, comendo com bastante apetite, agora nem Camarões bem stiks, nem carne ou peixe, nada! Estou em pânico...adoramos o bicho, e como continua activo, não acho que seja uma questão de semi-hibernação!!? Assusta-me o facto de ele perder energia e nada comer para repor as perdas!? também faz poucas ou nenhumas feses!?
3° Problema, adquirimos uma nova caixa de arrumação maior, é um aquecedor/termostato, para mantê-la à temperatura adequada, falta ainda a lâmpada UV , porque no inverno não é possível sol direto, por enquanto, vai ficando ao Sol, adquiri também uma tartaruga de cálcio que coloquei no aquário, mudo a água diária mente ou de dois em dois dias.
O Júlio associe-se muito bem aí aquário novo, aproxima-se do aquecedor, sobe para a pedra, poem-se ao Sol, nada com as patas da frente...embora continue esperto, continua a não comer...
há uma semana, vi que a primeira placa da carapaça em formato de quilha mais próxima do rabinho, se encontrava mole..., é certos algum líquido tipo pus das feridas... a situação não melhorou, acho que essa placa da carapaça está a descolar, deixando visível a derme do animal!?!, não está feio, mas estou muito preocupda, o que será?, como posso tratar do caso?! Aqui em Portugal existem poucos vets esoecializados em tartarugas, tenho receio de gastar o dinheiro que não abunda e não resolver as situações!?!
Alguém me pode ajudar?

Grata
Maria do Mar

Anónimo disse...

Meu cágado Esha descascando o casco o que faco

Unknown disse...

Ola, minha tartaruga quando esta fora da agua não consegue abrir os olhos e estão vermelhos e esbranquiçado, mas não inchado.
Ela esta ativa e aparentemente normal.
Normalmente deixo ela na varanda sem luz direta do sol, so a claridade resolve? Ela nunca teve sintomas parecidos. depois que apareceu isso estou trocando a agua duas vezes ao dia e colocando ela para se movimentar no sol.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A minha tartaruguinha comeu veneno de rato hoje também :'( o que faço? A sua ficou bem? Espero que sim, e que a minha também fique! Por favor, se alguém puder ajudar, respondem por favor!!!

Unknown disse...

Deve ser o pênis dela,,kkkk

Unknown disse...

Elas se alimentam pouco mesmo,,podem até ficar dias sem alimento, ,qualquer dúvida leva ela no veterinário, ,ok

Unknown disse...

Olá
Minha tartaruga de orelha vermelha está muito quetinha e vejo ela tremendo as patas o que pode ser.... Obrigado

Unknown disse...

Minha tartaruga é aquelas normais média que fica fora da água e só vai pra água pra comer, nesse dia 10/02 eu vi que o cuzinho dela está estufado para fora. O que é isso? Alguém me ajuda!

Unknown disse...

Olá
A minha tartaruga está com os olhos brancos e inchados e eu não sei o que se passa. Será que me podem ajudar???

Anónimo disse...

Olá, tudo bem? Estou preocupada com a minha tartaruga tigre D'agua (Mafalda) ela está sem apetite e parece estar defecando umas "tripinhas" as vezes enroladinhos as vezes cumprido gás de cor esbranquiçada. Estou bem preocupada. Me ajudem, por favor.

Anónimo disse...

*as vezes enroladinhos as vezes cumpridinnhos de cor esbranquiçada, parecendo cebo.

Unknown disse...

Minha tartaruga não sai do canto e não quer comer .. o q pode ser ?

Unknown disse...

Olá. Me mudei há pouco tempo para uma sobreloja, minha tartaruga foi dar uma volta e passou de lado pela grade e caiu, percebi que ela está com dificuldades na pata direita traseira, não estica. Quero leva-la no veterinário, mas só conseguirei ir no sábado, não sei se ela está com dor, e estou muito preocupada e angustiada. O que eu posso fazer para tentar descobrir e dar algo para amenizar até sábado?

Unknown disse...

Olá. Me mudei há pouco tempo para uma sobreloja, minha tartaruga foi dar uma volta e passou de lado pela grade e caiu, percebi que ela está com dificuldades na pata direita traseira, não estica. Quero leva-la no veterinário, mas só conseguirei ir no sábado, não sei se ela está com dor, e estou muito preocupada e angustiada. O que eu posso fazer para tentar descobrir e dar algo para amenizar até sábado?

Unknown disse...

Ola bom dia eu queria saber minha tartaruga e uma orelha vermelha eu chegei em casa antes de ontem ea encontrei quaze morta so que a sauvei mas ela esta a fazer um barulho de chiado nao sei oque e preciso muito de ajuda pois amo ela

Aída disse...

Olá!
Tenho dos cágados femeas. A que tem 10 anos sempre foi saudável. Hoje eu levei um grande susto. Tinha sangue no lugar em que ela fica e saiu uma tripa sanguinolenta de dentro dela. Percebi que tinha uma casca de ovo muito dura.
Não sei o que fazer, estou muito preocupada.
Por favor alguém me ajude!

Ana disse...

Tenho observado muito a minha tartaruga e acho que ela anda com os labios muito brancos e anda com demasiada falta de apetite. Os labios muito brancos da tartaruga podem simbolizar a temperatura demasiado baixa da agua? Ou sera outra coisa?

Unknown disse...

Comprei uma tartaruga aquática peninsular já com cerca de 8cm à 9dias atrás e desde que chegou a minha casa não come já pensei que podia ser por ela estar abituda a estar com mtas tartarugas mas na loja de animais disseram que n devia ser disso e recomendaram umas vitaminas que abrem o apetite mas mesmo assim ela não come, não sei o que fazer pff alguém me pode ajudar?

VALENTIM disse...

Minha tartaruga não se mexe,ta parada parecendo morta ,mas dizem que isso acontecem porque elas himbernan .
Como faco pra saber se ela ta himbernan ou morta???

Unknown disse...

Caros, bom dia a todos(a)!!!
Venho por meio deste canal pedir AJUDA PARA MINHA TARTARUGA/CAGADO, NAO ESTA COMENDO CRIO ELA/ELE DENTRO DE CASA SOLTA só quer ficar de baixa da cama não come nada mesmo faz meses isso tá me preocupando muito pois o tempo de hibernação e 3 semanas não meses me AJUDEM

Anónimo disse...

Olá tenho a minha tartaruga à muitos anos ,é uma tartaruga terrestre e acontece que a costumo meter no pátio ao sol,hoje quando a fui recolher ela não tinha rabo,parece ter caído,não tem sangue nem ferida alguém sabe se é normal?

Anónimo disse...

O que fazer quando a jabuti bota ovo depois fica expelindo sangue coagulado

Anónimo disse...

Gostaria de saber o que fazer com a minha tartaruga, ela ficou mto no sol agora não mexe as patas da frente e estava espumando o boca o que fazer ela vai voltar a mexer as pernas?

Anónimo disse...

Gostaria de saber o que fazer com a minha tartaruga, ela ficou mto no sol agora não mexe as patas da frente e estava espumando o boca o que fazer ela vai voltar a mexer as pernas?

Rejane VS disse...

Alguém responde isso? Pq vejo q tem dezenas de perguntas sem resposta e eu tb estou com um problema com minha tartaruga tigre da agua, q percebo q não defeca a alguns dias e está bem inquieta. Vejo ela fazer força, o anus se mexe, mas não sai nada! Qual o problema dela? Q tipo de veterinário atende esse bichinho? Sera q em qq clinica?

Unknown disse...

Minha tartaruga é a tigre d'Água , a quase 4meses ela não come , e parece que não abre mais a boca , parece que colou. O que devo fazer?

Anónimo disse...

Boa tarde, se alguém puder me ajudar eu agradeço, minha tartaruga terrestre (acho que é a mesma coisa de jabuti) está com a parte de cima das patas dianteiras esbranquiçadas há alguns dias. Isso é normal ou devo levá-la ao veterinário ????? Obrigado!

Camila Ambrósio disse...

Boa tarde, minha tartaruga tigre d'água amanheceu com uma pata da frente inchada, não sei o motivo, pois não achei nenhjm machucado na pata, tem algo que eu possa fazer??

Anónimo disse...

Gostaria de saber o que fazer quando a tartaruga não está fazendo cocô. Tô ficando preocupada com ela, não sei o que fazer é meu primeiro bichinho de estimação. O que fazer?

Unknown disse...

Boa noite.Minha tartaruga tigre d água tinha pedrinhas no aguario onde ela fica...então tirei as pedrinhas e agora estou observando que ela não está comendo como antes e está evacuando pedrinhas.Me ajude por favor..o que eu faço? Obrigada

Anónimo disse...

Boa tarde. Tenho uma tartaruga de orelha vermelha e ela desde esta manhã que és imóvel com os olhos abertos,não se mexe
Ela poderá estar a hibernar ou morreu?

Unknown disse...

Meu cágado de barbixa está muito quieto,de noite ele sempre nadava subia em cima das pedras,ele passeava em todo lugar,mas agora ele só fica escondido.me ajudem por favor estou preucupada.

Unknown disse...

Tenho uma tartaruga com queixo inchado...que poderá ser?

Unknown disse...

Olá,ganhei uma tartaruga tigre d'agua a menos de uma semana,ela já está grandinha,mas não está se alimentando,não sei o q faço.
e no casco dela está meio branco.

Me ajudem

Unknown disse...

Minha tartaruga caiu um pouco do casco dla e ela tá muito parada oque pode ser a remuneração chance do casco nasce novamente

Unknown disse...

Olá boa tarde me chamo Gilda eu tenho um casal de tartaruga uma delas está perdendo líquido o que eu faço ela é de terra eu gostaria de saber o que eu faço a esse respeito por favor!!!

Anónimo disse...

Lamento, mas a Luiza é na verdade um Luis

Unknown disse...

A minha não está se mechendo está com um olho roxo oque pode ser será q tá morta???

Gisele disse...

A tartaruga da minha irmã está com o pescoço torto para um lado. Alguém pode nos ajudar

Unknown disse...

Meu jabuti fêmea está expelindo sangue coagulado o que pode ser ...tenho um macho tbm..Será que ela pode ter colocado ovos?Ela está direto dentro de um dos buracos que meus coelhos fizeram...Agora que saiu veio att a área da casa beber água e soltou esse sangue..Estou preocupada.

Unknown disse...

A minha tartaruga ta com a cabeça pra cima ela come mas depois fica com a cabeça do msm jeito olhos enchado e a narinas com secreção

Unknown disse...

tenho uma tartaruga não crio ela em agua ja tenho a mais de 8 anos e agora ela está molenga com o rabo muito inchado e olhos fechados alguém sabe doze o que é

Unknown disse...

Tenho 2 tartaruga tigre d.agua sendo 1 grande e a outra pequena só que agora percebo que tem uma bola ; tipo uma pele preta com uns negócio dentro pensei que fosse a sugeira dela saindo do rabinho mais mexi e ela saiu andando : não sei se a outra maior mordeu ela o que eu devo
fazer alguém pode me ajudar

Unknown disse...

Ola... tenho uma tartaruga bebe e hoje cheguei a casa e ela nao estava no aquario,estava em cima da cama penco que foi uns dos meus gatos porque faltao bocadinhos de carapaca,tem a carapaca furada e no buraco do furo sai tipo uma carne esponjosa cor de sangue, e tambem entre a carapaca e a parte debaixo falta um bocadinho de carapaca e onsigo ver para dentro da carapaca. Ela mexe tudo e passeia por o aquario. Gostava de ajuda pa saber como posso ajudar a cuidar da tartaruga em casa a fazer o melhor por ela porque nao tenho posses para ir com ela ao veterinario. Pode me ajudar e que tenho muita peninha dela?

Unknown disse...

Minha tartaruga terrestre está crescendo e o casco inchada, ela não consegue andar,porque as pernas dela é muito esparramada, ela não tem força para se locomover, o que faço?

Anónimo disse...

Ola bom dia, tenho uma tartaruga e ela colocou ovos e saiu como se fosse a placenta e esta pregada debaixo dela, o que fazer?

Unknown disse...

Minha tataruga é tigre d'água, mas foi criada pelos antigos donos fora da água, só entra na água para comer. Ah dias percebo que ela não defeca e o ânus dela está inchaço e pra fora. Oq eu faço? Por favor alguém responda.

Unknown disse...

Gente estou super nervosa pois tenho duas tartarugas tigre da água e as duas estão c o mesmo problema q não consigo indentificar está c um negócio preto saindo do ânus mais sai pra fora e elas recolhem depois sai novamente oq poderia ser ?

Railane disse...

Oi me ajude por favor,ganhei uma tartatuga,e ela não está bem ,ela só flutua, e não abre os olhos, mais,e agora ela começou a vomitar,o que eu faço?

Fernanda disse...

Boa noite ,me chamo Fernanda,meu jabuti , está com a boca diferente ,tá crescendo como se fosse um casco ,tipo um bico de cima pra baixo e de baixo pra cima, eu nunca vi isso e pra comer tem que virar a cabeça de lado pra poder pegar a comida, o que deve fazer? Alguém pode me ajudar.
Obrigada pela atenção.

Unknown disse...

A minha tigre d'água também? O que pode ser? Estou preocupada

Markoteiro disse...

Quando tiram o bichin da natureza estao se cagando pras doenças num eh?
Alias nem ligam pras diferenças entre cahgados e jabutis num eh?
Eh tudo Tartaruga ninja.
Depois vem esta Tortuga de zoonoses pros pobres bichims.
Neh Testudos?
Depois de dar trabalheira pro Vet ki tal devolve-las a natureza a qual pertecem?

Anónimo disse...

Alface causa diarréia na tartaruga, não dá mais agora introduza ovo cozido que é proteína com a ração que ela come que estabiliza.








LINDO

Comovente historia do cachorro que esperou 11 anos pelo seu dono no mesmo lugar