Coleiras Vermelhas: Diga não à Crueldade na luta contra a Raiva.

Coleiras Vermelhas: Diga não à Crueldade na luta contra a Raiva.
clique e aceda

Dicas para tartarugas domésticas

As tartarugas são animais muito resistentes, espertos, dóceis, atentos, calmos, pacientes e mansos, aceitam ser afagados, e o melhor para algumas pessoas: não faz barulho. Quando sente a aproximação de um predador ou pressente algum perigo põe as patas, cabeça e cauda dentro do casco, permanecendo inerte, como se estivesse morto.



Higienização: IMPORTANTE

Lavar diariamente as vasilhas de água e comida, assim como limpar o terrário ou aquário. Procure dar ao animal banhos diários de sol (pelo menos 15 minutos no sol da manha e no final da tarde), porque é importante regular sua temperatura e também para poderem assimilar o cálcio, que é muito importante para que o casco esteja sempre forte, já que é sua principal proteção. O animal pode também tomar banhos semanalmente, com água em temperatura ambiente, deixando-o secar ao sol.


O terrário ou aquário deve ser construído de acordo com o tamanho da tartaruga, sempre maior, com espaço onde ela possa descansar, tenha suas vasilhas de alimentação e onde possa andar sem problemas - coloque vasilhas de louça que vão servir para colocar a água e a comida, devem ter a borda baixa para facilitar o acesso ao animal. Decore também seu terrário/aquário com pedras, galhos e plantas artificiais e assegure-se que ficará em um lugar onde receba luz e calor. se não fôr possível o ideal é que você utilize lâmpadas que emitam raios UV.

 Elas são onívoras, se alimentam tanto de produtos de origem animal quanto vegetal, sendo muito simples encontrar sua comida em mercados ou feiras. Comem carnes, frutas doces, verduras e legumes. Os alimentos devem ser dados em tamanhos não muito grandes e devem ser diversificados a cada semana, se possível. A carne pode ser moída, também comem peixe picado, mas não precisa ser todos os dias, uma vez por semana ou a cada quinze dias é recomendado. Sempre que possível pulverize complexos vitamínicos e cálcio para répteis. Evitar alface e muito mamão, esses alimentos podem favorecer a diarréia, bem como restos de comida humana. Evite deixar sobras, sempre retirando-as quando começarem a ficar velhas. E como todo réptil, seu metabolismo muda de acordo com a temperatura e tendem a se alimentar mais em dias quentes do que nos dias frios. Água a vontade.

15 comentários:

Carine Sofia =^.^= disse...

Adorei esse blog, uma gracinha!
E com várias informações úteis!
:)

Camila disse...

Olá, primeiramente parabéns pelo Blog, esta cheio de informações uteis!! :)
meu Nome é Camila e eu resido atualmente do Japão e possuo duas Tartaruguinhas d'agua.
Elas tem uns 2 anos, sempre foram mto saudaveis, comem camarão seco e ração apropriada, e como aqui faz mto frio no inverno, aqueço-as com uma lampada para repteis,
Porem esse ano (2011) a uns meses elas começaram a apresentar uma espécie de 'crosta' verde como se fosse uma especie de limbo. eu as lavo e troco a agua mais ou menos uma vez por semana e como é inverno/primavera agora não tem sol tds os dias aqui, porem mesmo as lavando e lavando a 'pedra' onde elas ficam o limbo volta a aparecer, pior que agora alem da pedra ficar toda envolta desse limbo esta tbm presente no casco delas, eu tento retirar com uma esponjinha esfregando de leve, mas não sai por completo e acredito que isso seja o motivo de voltar a ficar td verde novamente, estou preocupa e gostaria que se pudesse me ajudar por favor ficaria mto, mas mto grata mesmo, pois tenho um pouco de dificuldade com a lingua ainda aqui e por isso não as levo a um veterinario, bom desde ja mto grata
Obrigada!

Anónimo disse...

Obrigada por terem estas informações vão-me ajudar imenço com o meu novo bichinho

Anónimo disse...

A minha tartaruga tem 3cm e estou-lhe a dar 4 camaroes por dia, é muito ou pouco? é que quando os deito no aquario ela come logo todos!

Anónimo disse...

O que salmonela?

Larissa Munhoz disse...

- Olá , estou com uma dúvida , recebi uma tartaruga á pouco tempo e levo-a a "passear" comigo , levo sempre na minha mão e um copo de água para reserva , mais isso pode?
-Quanto tempo podem ficar fora da água?
-Obrigada !

Anónimo disse...

Ola.. Eu sou a Carina.. comprei uma tartaruga macho a cerca de 1 semana... por enquanto ainda so lhe ando a dar Gammarus...a comida q me receitaram para ele.. ele so tem 2 meses... e nesta altura q ele hiberna n e?
Gostei mto da tua pagina... mto informativa..
bjo :)

Anónimo disse...

ola... eu tenho uma pequena tartaruga a quase ano e meio e de a unas semanas largas para ca ela nao come,nao come nada!!! estou preocupada,sera que esta doente???

Pequenina * disse...

Boa tarde , eu tenho uma tartaruga já quase ha um ano e agora comecei a notar que ela não abria os olhos , ou melhor , parece ter os olhos abertos mas por cima deles tem uma cobertura esverdeada , será que está com alguma doença? o que devo fazer?

Agradecia resposta , obrigada .

Pequenina * disse...

Boa tarde , eu tenho uma tartaruga já quase ha um ano e agora comecei a notar que ela não abria os olhos , ou melhor , parece ter os olhos abertos mas por cima deles tem uma cobertura esverdeada , será que está com alguma doença? o que devo fazer?

Agradecia resposta , obrigada .

Joao Batista Gaburri disse...

Bom dia Analuz gostei muito de seu blog e estou te seguindo. Gostaria de t~e-la em emu blog como seguidora http://rottweilerumcaopanheiro.blogspot.com.br/. Como ja vi que adora os bichos me ajude a mostrar as pessoas que o rottweiler não é essa maquina mortífera que falam e sim os homens que são responsáveis em transforma-lo.
Aguardo com certeza sua presença em nosso blog. Do amigo Joao Batista

Anónimo disse...

Bem pessoal, acho que tem muitas pessoas por ai, que adotam ou compram animais sem terem mínimos conhecimentos sobre eles, pessoal tartarugas ainda mais quando pequeninas devem ser alimentadas muito bem, dar três camarões por dia, ou 10 rações é quase nada.
O pessoal do blog escreveu muito bem, deve-se variar na alimentação deles, os cagados.
Me coloco a disposição para quem tiver duvida.. me mande um email, se eu puder ajudar..


duanemart@hotmail.com

Abraços, Duane

Anónimo disse...

Bem eu comprei hoje uma tartaruga aquática [Março de 2013] , ela tem um aquário grande com aquecedor e filtro e decoração para se escondee ... Ela tem vício de ir para os cantos do aquário , isso e normal ?

Unknown disse...

Oi tenho uma tartaruga e deixo ela no jardim todos os dia coloco ela em uma bacia grade no sol e dou comida e brinco com ela pode se fazer isso ?

Sofia silva disse...

Tenho uma tartaruga com cerca de 11 anos, esta sozinha num aquário de 60cm, a um ano colocou ovos���� o que achei estranho, mas deve de os ter partido logo pois eram mto moles, ontem voltou a pôr outro desta vez um pouco mais rijo. Alguém me consegue explicar esta situação como será ke devo proceder em relação a esta situação.








LINDO

Comovente historia do cachorro que esperou 11 anos pelo seu dono no mesmo lugar