Coleiras Vermelhas: Diga não à Crueldade na luta contra a Raiva.

Coleiras Vermelhas: Diga não à Crueldade na luta contra a Raiva.
clique e aceda

Dicas para criar tartarugas

Tengu - como dissestes que tinhas tartarugas este post é para ti.
 
 
11 Dicas para Tartarugas

1. Quando bem tratadas, as tartarugas podem viver até 60 anos ou mais. 
2. Tem necessidade de hibernar. Devem hibernar num curto espaço de tempo (3 a 4 meses). Se o animal ficar activo ano após ano ficará impossibilitado de tirar proveito das suas reservas. 
Mas a hibernação tem algumas regras importantes a seguir: 
- Um mês antes da hibernação deverá levar a tartaruga ao veterinário para realizar um controlo sanitário e verificar se não existem parasitas nem resfriamentos; 
- Esperar até que a água do aquário atinja a temperatura do sítio onde se elas se encontram. Regule a temperatura da água de modo a permanecer durante alguns dias abaixo de 18 graus C. 
- Quando a tartaruga começar a movimentar-se cada vez menos e se acentuar a passividade do seu estado, coloque-a no aquário para hibernação.
 - Pesar o animal antes e durante da hibernação: o controlo do peso deve ser feito durante a hibernação com uma periodicidade de 5 a 6 semanas. Este controlo dá-nos a certeza de que a tartaruga se encontra bem. Durante a hibernação é normal haver uma perda de peso de 10% nas tartarugas adultas e de 15 % nas mais jovens.
 Nota: Se a tartaruga ainda se mantiver activa 8 a 10 dias ou a temperatura ainda está demasiado alta ou porque está doente e tem que ser levada ao veterinário.
 Depois do tempo de hibernação (que dura de 3 a 4 meses) também é importante saber como despertar a tartaruga:
 - Colocar a tartaruga no seu "aquário de hibernação" numa sala á temperatura de 22 graus C. 
- Ligar a iluminação e o aquecimento para atingirem gradualmente os 26-28 graus C na àgua e os 26-32 graus C no ar. 
- Com a elevação da temperatura verificará que após 2 a 7 dias a tartaruga começa a ter uma actividade cada vez maior e a ter vontade de se alimentar. 
Nota: A hibernação nunca chegará a acontecer se a tartaruga adoecer gravemente. Antes disso precisará de ser tratada. 
3. É muito importante que as tartarugas apanhem sol na sua carapaça.
 4. Os aquários para tartarugas aquáticas devem ser grandes e espaçosos. O comprimento mínimo do aquário deve ser o comprimento da carapaça da tartaruga X 5 e a largura do aquário deve ter a largura da carapaça da tartaruga x 3. O aquário deve ter bomba de ar, aquecimento através de um termóstato e termómetro para controlar a temperatura da água. 
5. Arranjar alimentos para as tartarugas nem sempre é fácil. Mesmo a comida já preparada deve ser complementada com alimentos frescos. Podem comer carne de vaca ou de peru crua picada, peixe cru, pequenos peixes (guppies), gammarus (óptimos para a formação da sua carapaça), caracois, lesmas, minhocas, gafanhotos, biscoitos para gatos, granulado para peixes de lago, etc. Não esquecer que uma dieta variada previne as doenças.
 6. As tartarugas, são animais territoriais, principalmente os machos adultos. Só quem pretender fazer criação de tartarugas é que deve adquirir um casal. E se desejar fazê-lo, deverá pensar também no espaço para os novos animaizinhos. 
7. Verificar sempre o seu estado de saúde. 
- A carapaça tem de estar intacta e firme, não deve ceder a uma ligeira pressão dos dedos; 
- Os olhos dos animais desta espécie devem estar abertos e serem límpidos e brilhantes;
 - As zonas do nariz e dos olhos não devem apresentar mucosidades. 
8. Deve-se incluir no seu habitat rochas vulcanicas que ajudam a manter as unhas aparadas. Mas, por vezes, também se podem cortar as unhas. Quando estas ficam muito longas têm de ser cortadas da forma como mostra a figura. (Notas: os machos adultos tem as unhas posteriores bastante mais longas do que as fêmeas, usando-as para o acasalamento).
9. Todas as tartarugas gostam de ter um esconderijo onde se possam sentir em segurança.
10. Para distinguir os sexos das tartarugas basta ter em atenção o tamanho das suas caudas e o tamanho das suas unhas (como atrás já foi referido). O macho tem a cauda mais longa e mais grossa do que a fêmea. 
11. Quando deitada de costas, normalmente a tartaruga só se consegue virar após longos esforços. 
Espero que estes conselhos lhe tenham sido úteis. Por vezes, há pessoas que ao comprarem um animal se esquecem de algo muito importante e que nunca é demais relembrar:
 Todos os animais crescem, precisam de cuidados especiais e dependem de quem os adopta para toda a sua vida. 
 
 

As tartarugas Ornamentadas de Faces Rosadas, mais conhecidas por tartarugas verdes, necessitam de alguns cuidados especiais desconhecidos pela maioria das pessoas....
 
 

 Cativeiro: Podem viver em aquários e tanques de jardim: 
· Em aquários: a temperatura da água deve ser de 26 a 28 graus C. A temperatura do ar deve ser de 26 graus a 32 graus C.
 · Em tanques de jardim (recintos ao ar livre): De Junho a Setembro deve apanhar diariamente pelo menos 3 a 4 horas de sol. A temperatura corporal deve ser de 36 graus C. 
A água não deve ficar a menos de 22 graus C.
 Comportamento: Durante o dia permanecem activas, gosta de apanhar sol em local protegido. A água deve estar á sombra. São óptimas nadadoras.
 Alimentação: Enquanto jovem costuma ser carnívora, tornando-se herbívora com a idade. Hibernação: Deve hibernar por períodos máximos de 10 a 12 semanas. Particularidades: 
Se não pretende fazer criação, é preferível ter um único animal. Torna-se agressiva se tiver falta de espaço.
 

83 comentários:

Débora Christine disse...

Olá Ana!
Muito legal as informações sobre tartaruga!!!
Tenho um macho,mas não sei a idade, pois ganhei de uma amiga já grandinho. Tenho muitas coisas para te perguntar, pois vejo que você entende bem de tartaruga.vamos conversar pelo msn? O meu:pintaebordaart@hotmail.com
Orkut:pinta e borda
Beijos!
Débora.

Anónimo disse...

A minha tartaruga chama-se Fufi, é muito engraçada e gosta muito de mim. Ela adora a musica. Houve um dia que ela caiu para o ralo do lavatorio e só saiu com a ajuda de um canalizador.

miguel moura disse...

As tartarugas domesticas hibernam ? Pode responder ?

Anónimo disse...

Meu "Dentinho" sempre foi muito esperto e ágil, de sexta(11/06)para cá, não está querendo comer, como não sabia que hibernavam, fiquei bastante assustada, é a 1ª vez que acontece isso!!!Ele tem 2 anos e meio.
Você pode indicar um veterinário?Moro no Bairro do Limão-SP/SP.Meu e-mail:microgear.financeiro@uol.com.br

ANALUZ disse...

Amiga,

Não sei o teu nome, mas pode levar o teu "Dentinho" a este veterinário:

CLÍNICA VETERINÁRIA LIMÃO
Av Dep Emílio Carlos, 249
Limão - São Paulo - SP
(11) 3965-8382

De qualquer forma não acredito que ele esteja doente, deve apenas estar a começar a hibernar, e não te esqueças que as tartarugas domésticas nem chegam a hibernar totalmente, apenas ficam muito lentos e não comem, ou pouco comem!

Diz depois como correu a visita ao veterinário e como é que ele está.

Beijos

Unknown disse...

a minha tartaruga fêmea está sozinha e gostaria de colocar lá outra tartaruga... existe algum problema nisso? a tartaruga mais velha vai atacar a mais nova?

ANALUZ disse...

Tiago

podes juntar a tua tartaruga fémea com outra. se puderes tenta arranjar um macho. é mais fácil assim a tua aceitar a nova tartaruga. é normal que ao princípio estejam um pouco distantes uma da outra mas vais ver que em pouco tempo estão as duas juntinhas. e assim tem companhia. é muito chato viver sózinho. beijos para ti

Anónimo disse...

oi a todos!!
tenho uma tartaruga já algum tempo e confesso que não me preocupei muito c ela porque a senhora da loja onde a comprei disse só para lhe dar aquele alimento que se compra nas lojas de animais... =(
agora que tive a ver estes comentários será que posso lhe introduzir a alimentação correcta!?
nunca pensei que uma tartaruga pudesse comer carne e minhocas ou lesmas... =)
desculpem a minha ignorancia e agredecia que me ajudassem...não quero ter um animalzinho cá em casa a sofrer porque não é esse o meu objectivo...obrigada!!

Anónimo disse...

a minha Fiona esta sempre a tentar fugir ,a 2 dias desapareceu procuramo em todos os cantos da casa e nada ,ate que o pior me veio a cabeça(ela caio pela varanda dum primeiro andar)procurei entao no parqueamento do predio (ja era noite)e nada.passado 3 horas(era onze da noite)estava em casa e senti que nao podia desistir de procurar a minha Fiona,fui novamente ao parqueamento,com a lanterna,e depois de andar as voltas e de quase desistir(pois ela e tao pequenina como eu ia saber se estava por ali)vi os tubos de escoar a agua do telhado do predio e senti um presentimento,entao nao e que ela escondeu se num desses tubos e estava bem sem um arranhao(sempre caio de um 1andar)fiquei feliz e ainda bem que nao desisti de a procurar.

Anónimo disse...

obrigado pelas suas dicas. foram muito uteis

Anónimo disse...

Olá :)

Eu tenho uma tartaruga que é femea chama-se cookie.
Ela vive num aquario eu queria arranjar uma macho para eles terem bebes.
Normalmente como se sabe se eles acasalaram ?
Obrigadaa.

paulo caldeira disse...

oi boa tarde comprei uma tartaguga a uma senana que ainda não comeu nada desde que chegou e normal?

ANALUZ disse...

Olá Paulo Caldeira

Desculpa só ter respondido agora à tua questão mas nem sempre me é possível responder atempadamente.
a tua tartaruga pode estar em princípio de hibernação (lê os artigos aqui postados sobre isso), e por isso não comer. elas nessas alturas nada ou pouco comem. também não sei em que época do ano e que país estás e isso pode influenciar muito a altura a hibernação delas. diz algo, ok?

abraço

Anónimo disse...

tenho uma tartaruga mais ou menos a 3 meses e e ela ta em fase de hibernação e não tenho aquela coisa coisa de regular a temperatura testarona uma coisa assim a minha tartaruga pode morrer por causa disso

e urgente responda o mais rápido possível

jinhos

Anónimo disse...

Olá,

Ainda ontem comprei uma tartaruga, e ela não quer comer e normal iss acontecer

beijinhos Tânia Mahomed

Anónimo disse...

Olá,
Boa tarde! Tenho uma tartaruga da espécie Tigre d'agua norte americana (Trachemys script elegans) a 12 anos. Ela já esta bem grandinha e as unhas delas já estão bem grandes. A impressão que eu tenho é que as unhas grandes atrapalham ela a andar! Tem como cortar as unhas dela? Qual material devo usar pra isso? Desde já agradeço!

ANALUZ disse...

Boa noite

As Tartarugas-tigre-de-água, muito bonitas e particulares, podem viver 30 anos em cativeiro. Esta espécie, bem como a sub-espécie norte-americana Trachemys scripta elegans, como a sua.
Quanto à sua questão, não indicou se a sua era macho ou fêmea.

Uma maneira popular de se identificar se o animal é macho ou fêmea é o formato do plastrão. Na verdade, apenas as espécies terrestre e ainda depois de alguns anos de vida é que apresentam diferenças entre macho e fêmea. Os machos possuem pênis que fica introduzido na cauda e fica aparente somente durante o acasalamento quando é introduzido na cloaca da fêmea. Em média são produzidos 9 ovos de cada vez. Os ovos são enterrados em um ninho escavado no chão. A incubação como já dita varia de 2 a 4 meses, e o filhote nasce pesando 11 gramas e com 3,5 cm de carapaça.

Quando chegam na maturidade sexual os machos (que tornam-se adultos após 2 anos) adquirem uma coloração escura enquanto as fêmeas (que tornam-se adultas após 5 anos) continuam esverdeadas. Os machos tem as unhas das patas dianteiras bem maiores do que a das fêmeas e as utiliza nos preparativos do acasalamento nadando de frente para a fêmea e estimulando a parceira, roçando as pontas de suas unhas em seu focinho.

De qualquer forma não se deve cortar as unhas às tartarugas. Elas devem ter possibilidade de as gastar nas superficies onde andam. se quiseres, na zona onde a tens instalada coloca rochas ou pedras que sejam um pouco ásperas para que ela gaste as unhas. Podes criar também uma elevaçao para que ela tenha que trepar para chegar ao calor da luz. Parecem adorar, sobem, descem, sobem, descem.....


abraço

Anónimo disse...

Olá!
Gostei do blog. Tem muitas informações interessantes.
Queria tirar uma dúvida sobre minha tartaruga. Eu comprei uma tartaruga de aquário faz uns 6 anos. Venho cuidando dela direitinho, pelo menos confirmei umas coisas sobre seu tratamento aqui no seu blog e vi que estava fazendo a coisa certa.

De um tempo cá, há mais ou menos uma semana, minha tartaruga vem apresentando um comportamento diferente. Ela está mais ativa que nunca! Anda pela casa toda o dia inteiro. Antes ela até andava bastante, mas sempre se escondia embaixo de algum móvel etc. Dessa vez não! Dessa vez ela só quer andar! Mas até aí tudo bem! Ela está comendo, suas fezes estão normais... mas hj ela apresentou um comportamento, não diria estranho, mas nunca o vi antes. Ela estava andando pela cozinha e parou em cima de um tapete e começou a fazer movimentos com as patas traseiras como se quisesse cavam um buraco e emitiu uns sons pela boca. Não sei se ela está no período de procriação e isso é normal, se ela está procurando algum lugar para "botar ovos". Não sei se ela é macho ou fêmea...

Enfim, vc sabe o que poderia ser?
Aguardo resposta ansiosamente.
Se possível me mandar a resposta por e-mail ou o link da resposta por e-mail agradeço, pois nem sempre poderei acessar o blog.

Meu e-mail é> thales-coelho@hotmail.com

Obrigado!

Unknown disse...

tenho uma tartaruga oque posso dar para ela comer

Anónimo disse...

eu tenho 4 tartarugas com menos de um ano.duas da mesma raça eoutras duas de raças difirentes e queria juntar um linpa fundos mas tenho medo que que as tartarugas o atacaem.
o meu aquario tem um filtro e um tipo de aquessedor para a agua estar agradavel. eu gostavade saber a resposta mais rapido possivel.
porque gostava mesmo de saber se um limpa fundos

Anónimo disse...

a minha tartaruga esta esquezita acho que esta a ficar doente.
esta muito quieta n abre os olhos n come nao se mexe n mada so fica a boiar.
acham que devo tirala ope das outras.

ANALUZ disse...

LAMENTO MAS ACHO QUE A SUA TARTARUGA MORREU.
PARA TER CERTEZA PIQUE ELA DELICADAMENTE COM UM PALITO. SE NÃO REAGIR RETIRE ELA DO AQUARIO.

ANALUZ disse...

NÃO CONVÉM JUNTAR PEIXE COM TARTARUGAS. EM 1º LUGAR A ORINA DAS TARTARUGAS PODE FAZER MAL À SAÚDE DOS PEIXES E ESTES (OS PEIXES) PRECISAM DE UM AQUÁRIO COM MAIS PROFUNDIDADE QUE AQUELE QUE É UTILIZADO PARA AS TARTARUGAS. E AINDA, AS TARTARUGAS GOSTAM DE COMER "PEIXINHOS".

Anónimo disse...

Boa tarde,
ganhei uma tartaruga a um tempo atrás, devo cortar as unhas dela? Ela fica em uma banheira (de bebe) por umas horas do dia e o restante no chã de taco. Isso traz algum problema para ela? Para alimenta-la dou uma ração mista metade camaroes e metada ums grãos. Devo mudar a alimentação? De quanto em quanto tempo devo alimenta-la, quando ganhei me disseram que só uma vez por semana. Está correto?

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Ola boa noite !!!
Eu tenho duas tartarugas , uma e macho e outra e femea!!!Elas qd acasalam onde e k ponhem os ovos???
Pode-me responder??

14/08/2011

Lika disse...

Ana boa noite.... vc poderia tirar uma duvida minha?
tenho uma tartaruga terrestre de 30 centimetros ela já tem 5 anos.
A margo desde ontem não come nada eu coloquei ela no terrario lá fora mais acredito q ela esteja quetinha pelo frio!
estou em desespero rs,não come a dois dias e ta meio queta,será normal? grata..BEIJÃO lika

**PARABENS PELO BLOG

ANALUZ disse...

Olà Lika

Ela pode bem estar no ínicio da hibernação, principlamente se aí está frio.

de qualquer modo recomendo-te vivamente que a leves a um veterinário, principalmente se vês se ela tem os olhos com mucosidades, caparaça mole e/ou com imperfeições e a zona do nariz húmida. (nestes casos é doença).

bj e dá notícias da Margo

gomescareca disse...

eu tenho duas tartarugas ja as tenho a 20 anos a deyse esta em via de estençao e a loca nao comem camarao seco as vezes doulhe bacalhao e adorão como maça a deyse e muito meiga e a loca ja nao temto brincar com ele tenta-me ferrar a deyse peza 4 kilos tamanho 30 centrimetos poe 20 de largura e o loca e maior um pouco

diana disse...

Ola!A minha tartaruga é de faces rosadas (tarraruga verde)ela comia camarões mas entertanto parou de comer!!
Têm explicação.
Responda pf S.Analuz

Anónimo disse...

olá
ouvi dizer que se devia meter umas pedras de cálcio na água durante o período de hibernação
estou correta?

Anónimo disse...

Olá . Ofereceram-me uma tartaruga à pouco tempo e ainda não sei lidar bem com ela . comprei comida numa loja de animais mas ela não come , porquê ?? Devo de vez em quando tira-la do aquario ? É urgente !

ANALUZ disse...

olha, que comida comprastes? o que contém?
elas gostam muito de camarões pequeninos, e se vendem nas lojas de animais.
tb podes dar-lhe pequenos pedaços de fiambre ou alfece, tb gostam muito, mas não o dês todos s dias!
e busca aqui no blog, há muita informação para quem tem uma tartaruga.

beijo grande

Anónimo disse...

Sim , ja comprei .
Devo tira-la do aquario poucas vezes ?

Obrigada !

Maria João Rodrigues disse...

Olá! Tenho 15 anos e sou uma apaixonada por tartarugas desde muito nova. Desde há 10 anos atrás tenho vindo a adquirir várias tartarugas. Tenho uma tartaruga hieroglífica com 10 anos de idade (a primeira que comprei, nos meus 5 anos de idade), uma tartaruga mississipi com cerca de 8 anos que me foi dada por uma amiga minha que não tinha condições para manter a tartaruga e uma tartaruga hieroglífica com 1 ano feito em Março deste ano. Vou adquirir um aquário com 1,20 metros de comprimento e gostava de saber se as dimensões do aquário e a quantidade de tartarugas que já tenho me permitem adquirir mais alguma tartaruga. O aquário iria ter os acessórios necessários para uma boa qualidade de vida das tartarugas e eu dou-lhes uma alimentação variada e equilibrada. Acha que tenho as condições necessárias para adquirir mais alguma tartaruga? Aguardo pela resposta, obrigada

Anónimo disse...

Minha tigre d agua de mais de dez anos faleceu recentemente. Ela vinha sendo tratada por especialista em silvestres há alguns meses. Não foi feito exame de sangue com este especialista, só radiografias, e pode ser que o organismo tenha criado resistencia aos medicamentos usados. Foi-me recomendada internacao em clinica de silvestres. Chegando lá, nova consulta com outro especialista em exotico, repeticao de radiografias, foi extraído um tubo de sangue, injetado soro e glicose na região da pata traseira. Disseram que ela não necessitaria ficar internada, que poderia aguardar em casa. Algumas horas depois, ela morreu. O resultado do exame de sangue foi anemia e infecção. Será que a ultima batalhada de exame (retirada de um tubo de sangue, injeções soro e glicose) aceleraram o óbito? Será que deveria ter sido liberada para retorno em casa? Cabe processo? Sou leiga no assunto. O que acham?

Andreia disse...

boa tarde, ontem adquiri uma tartaruga mas ela não come nada desde ai. Ela esta naquelas ilhas mas mexe-se muito bem. Porque será que ela não come :s

Anónimo disse...

se eu for colokar uma lampada para iluminação no aquario , quanto tempo tenho que deixar ligada ?

Anónimo disse...

se eu colokar um lampada para iluminação ''solar'' quanto tempo tenho que deixar ligada ?

Anónimo disse...

Oi, tenho uma tartaruga que vai fazer 4 anos em fevereiro, comprei ela quando ela tinha 2 ou 3 meses. eu não sei se ela é macho ou femea. e também não sei domesticá-la, por favor! me ajuda! tenho medo que ela morra!ela anda muito tristinha... (ou ele, né?) me responde, um abraço.

Anónimo disse...

oi, sou eu d novo, q tem uma tartaruga q vai fazer 4 anos em fevereiro. tenho uma pergunta: nessa idade elas preferem ficar mais na água ou na terra?
me responde logo! por favor!
abraço.

Anónimo disse...

Minha irmã tem duas tartarugas em um aquário diz ela que são dois machos mas não tenho a mínima ideia. A uma semana atrás uma tartaruga está dormindo bastante e comendo quase nada... lembro daqueles desenhos do pica-pau dos ursos que ficavam em hibernação e comecei a desconfiar que as tartarugas também hibernavam e nesse seu blog ví que sim rsrsrs

Anónimo disse...

Ana!
Tenho uma tartaruga de 4 anos, ela não está comendo sua ração, só camarão. E ainda nem é inverno pra ela himbernar! Estou um pouco preucupado, oque fazer??

Abraço. :)

Anónimo disse...

Ola,

Meu nome é Cristina, tenho 3 tartarugas de orelha vermelha (Tata, nº1 e nº2) a Tata chegou em casa primeiro e já adulta seus antigos donos disseram que ela matou o macho... a nº1 e a nº2 tbm já brigaram e uma delas ficou bastante ferida... eu então separei... As 3 são femeas e adultas... Hoje eu mantenho elas separadas... mas tenho vontade de fazer um lago e colocar a 3 juntas... existe alguma forma? Quando a Tata vê a nº 2 ela vai pra cima e fica levantando a parte traseira, até urina além de ficar com a boca aberta fazendo aquele barulho... ai eu separo... devo tentar deixar elas juntas?

Caroline disse...

ola
minha tartaruga sofreu um asidente e não sei o que fazer,toda hora
que olha para ela me da vontade de chorar pq adoro ela tudo
aconteceu quando eu e meu marido colocamos ela no chão da cozinha pra ela andar um pouco, meu marido
resouvel dar comida para meu cachorro na rua e nese instante ela foi para rua e fomos dormir só nos lenbramos dele demanha sedo mais como minha casa estava com a grama aulta e o terreno é grande não ajamos ela em nenhum lugar ja tinhamos perdido as esperanças pasava muitas coisas na nossa cabeça quando fomos corta a grama e ja tinhamos cortado tudo só fautava au redor de uma pedra e justo nesa pedra ela tava bem escondida entre a mato quando ele passou a maquina escultou um barulho e era ela ele ficou apavorado machucou o casco e esta bem profundo ela não anda mais com as patas de tras acho que afetou auguma parte dela pq ela não meche mais não comia nada mais agora ja esta comendo mais perdeu os movimentos de tras toda hora que olho pra ela me lenbro dela bem axitadinha agora ela só fica parada não sei se levo pra augem ver mais ja faz tempo que se machucou não sei se vai resouve auguma coisa!!!

Anónimo disse...

ola, tenho uma tartaruga a menos de um mês, e ja por duas vezes que chego ao aquario e ela esta virada ao contrario como nao se consegue virar tenho medo que lhe possa acontecer alguma coisa, ontem quando a encontrei ao contrario no aquario parecia que ja tava mesmo morta... gostaria de saber se ela corre mesmo o risco de murrer se ficar muito tempo assim... o que posso fazer para a evitar que isso aconteça...

Unknown disse...

Olá Ana :)
Muito bom blog, descubri-o hoje, e ja li todos os topicos sobre as tartarugas, e descubri coisas que nem sabia, obrigado! :D

eu sempre gostei muito de tartarugas, tive a minha 1º tartaruga foi aos meus 3 anos, infelizmente morreu quando eu tinha 12 anos.. por muito parvo que seja morreu atropelado por um carro.. mas longa historia.. :l

mas apos 4 anos decidi comprar outra, chama-se Estaleca, e trato-a com o mesmo carinho, eu tenho ela no meu quarto, muito bem iluminado pelo sol, e meto-a a janela para apanhar sol todos os dias, de 1 a 2h's, (fora do quarto) eu sou de Portugal, agora esta a começar a ficar calor, mas nao ha problema dessa mudança de quarto para o parapeito da janela? existe pouco vento, e o sol ainda nao esta forte

e sempre qe eu a retiro do parapeito, ela vira-se para a janela, sera a pedir mais? '-'

Anónimo disse...

Oi muito o blogger
Ganhei uma tartaruga hoje e eu tentei dar comida e ela n come oq posso fazer ??
E quais as primeiras coisas que eu posso fazer para cuidar dela direitinho ?
E as tartaruga tigre ela hinberna ?

Anónimo disse...

Olá , quantos camarões se deve dar as tartarugas ?

Anónimo disse...

Oi Boa noite tenho uma tigre d agua,com quase 2 anos de idade,o Teodoro,ele esta com os 2 olhos inchados,vou leva-lo ao veterinário amanha,gostaria de saber se há cura pra esses fatos quando ocorrem?Estou muito preocupado com ele

sthepany disse...

ola...
meu nome é Sthepany gostaria muito de comprar uma tartaruga..mas ja fui em todos os pet shops que conheço mas todos dizem que não podem ser vendidas.
se souberem de alguem que venda por favor me avisem..
e-mail:sthefanyteteia22@hotmail.com

Heliopolis-SÃO PAULO-SP

Joana Lima disse...

tenho duas tartarugas , um macho e uma femea o meu problema que de verao por mais que mude a agua todos os dias deita sempre odor

Unknown disse...

ola Analuz eu ganhei uma tartaruga hoje nao sei se é femea ou macho nem a idade ela nao que comer nao anda e fic só dentro do casco é normal ?
a e eu nao sei se ela precisa ficar na água você pode me informar esseas duas perguntas ?

obrigado

sarah gonçalves paula disse...

OLA,EU GANHEI ONTEM UMA TARTARUGA RECEM NACIDA,E EU NÃO SEI O QUE DAR DE COMER.

bjs,espero sua resposta!

Anónimo disse...

Boa noite,

Comprei uma tartaruga ja com sete anos de idade e gostava de saber que tipo de cuidados devo ter. pu la fora do aquario um pouco para ela andar pela cozinha e quando peguei nela para voltar a colocar no sitio ela "fez me xixi para mim" isso e normal?? como devo pegar para nao me arranhar?

Anónimo disse...

Minha tartaruga é de aquario tem 2 anos e é femea verde , nao sei bem o nome da especie , ultimamente a Nina nao estar comendo nem nadando , estou muito preocupada , nao sei se ela estar doente ou hibernando.por favor oq devo fazer? Como q sei se ela hibernou ou estar morta???

Unknown disse...

Olá
Tenho uma tartaruga com +/- 4 meses,
Ela não come quase nada...
Estamos em dezembro mas não ta muito frio, está 18. graus, ela pode tar a hibernar?

Anónimo disse...

Boa Tarde os guppies são peixes de agua quente, o aquario das minhas tartarugas é de agua fria. Como lhes dou os guppies? Aguardo resposta

sonia disse...

Olá!
A minha tartaruga tem cerca de dois anos e está sempre a nadar furiosamente contra o vidro. Preocupa-me vê-la assim e gostaria de saber a causa, será falta de espaço ou comida?
Obrigada

Gaby M. disse...

Olá!

Tenho um cágado de 1 ano, hoje o deixei tomando sol em uma caixa e ele querendo sair da caixa de virou, ficou assim por algumas horas e quando minha mãe o viu ele estava defecando muito, ela deu banho e pôs comida pra ele e ele não comeu, passado um tempo ela colocou em água morna e ele não respondia, ficou duro, parado e não se mexe mais, esta com a cabeça pra dentro do casco e com os olhos fechados.
Estou desesperada, se alguém souber de algo que eu possa fazer pra acorda-lo ou saber se ele faleceu... sei lá!
Me ajudem! Não quero perder meu bixinho :'(

Anónimo disse...

Ola eu tenho uma tartaruga de alguns meses e nao sei de quantos em quantos dias presisa linpar o aquario

Anónimo disse...

ola gostava de saber se os cagados tranmitem doenças, quando tocamos neles, ou quando os deixamos passear em casa? e que titos decoidados devemos ter antes e depois de lhes tocarmos ou quando os libertamos em casa?
obrigada

Anónimo disse...

ola gostava de saber se os cagados tranmitem doenças, quando tocamos neles, ou quando os deixamos passear em casa? e que titos decoidados devemos ter antes e depois de lhes tocarmos ou quando os libertamos em casa?
obrigada

Unknown disse...

boas...comprei um aquario maior para o meu casal de tartarugas nadarem mais a vontade mas nao as veio subir pa ilha :S pode dar um conselho??

Anónimo disse...

Ola tenho uma tartaruga macho quando pego nele e falo com ele dou miminho ele mija que deve querer dizer?

Unknown disse...

Ola Analuz

Tenho duas tartarugas a mais de 5 anos, ficam em aquários diferentes, como estão crescendo gostaria de comprar um aquario bem maior e colocar as duas, tem risco delas brigarem entre si?
Não sei o sexo delas!

Obrigada

Unknown disse...

Ola Ana Luz.
A minha irma recebeu uma tartaruga no Natal, so que ela nao come . estara com algum problema ou esta a hibernar? Obrigada e beijinhos.

Unknown disse...

Ola sou Gisele tenho uma tartaruguinha e sou muito mimosa com ele é o felix e me falar que ele não podia hibernar pois ele ainda e
Muito pequenino , e como estamos aqui na época do frio tenho do dele ficar na água tão frio pois ainda não tenho termostato , mais para ajudá-lo eu coloco ele numa bacia com uma toalha assim ele fica quentinho olha ele adora até dorme até quando coloco ele no meu colo ele dorme, gostaria de saber se por ela ser aquática tem algum problema em ficar
Muito tempo seca e durmindo assim no quentinho te agradeceria se
Me respondesse obrigada

Unknown disse...

Bom dia!

Ganhei uma Jabuti e ela é bem pequeninha. Já fazem 2 dias que a coloquei em minha residencia e ela só fica num cantinho dormindo, não quiz saber de comer e nem andar pela casa. Eu e minha esposa já estamos preocupados com ela. É normal ela ficar num canto querendo saber só de dormir e não querer comer nada. Ou estamos fazendo de maneira errada e precisamos fazer algum abrigo para ela? será que ela está sentindo friu?

Giovana disse...

Oi, bom dia. Estou com uma tartaruga a uns 4 meses mais ou menos. E de uns tempos pra cá ela vem tendo um período de descamação, isso é normal? Li algumas coisas que poderia ser fungos. E também há uns 5 dias ela só fica pelos cantos do aquário e não sobe na rocha como de costume e também não está se alimentando. Será que ele está hibernando? Eu li sobre bomba no aquário, mas quando comprei fiquei sabendo que não poderia colocar bomba no aquário.

Anónimo disse...

Olá eu gosto muito de carne de tartaruga acho que estou no site certo kk alguém quer vender a sua pra min?

Unknown disse...

Ola ana luz ganhei duas tartarugas mais nao sei o sexo ,como faço para ver ??e posso colocar minhas lindinhas no chão ou so ficam dentro da agua ????

Unknown disse...

Olá tudo, bem? Preciso muita de ajuda
Minha tartaruga tem aproximadamente 1 ano
Ela era bem ativa e se alimentava bem.
Agora tem uns 2 meses que ela não quer comer e o tempo está quente normal e quando a coloco no chão para andar ela vai para um cantinho e fica quietinha
Fica o dia todo com olhos fechados e sem comer nada
Estou preocupada
Acho q ela pode morrer

Unknown disse...

Olá tudo, bem? Preciso muita de ajuda
Minha tartaruga tem aproximadamente 1 ano
Ela era bem ativa e se alimentava bem.
Agora tem uns 2 meses que ela não quer comer e o tempo está quente normal e quando a coloco no chão para andar ela vai para um cantinho e fica quietinha
Fica o dia todo com olhos fechados e sem comer nada
Estou preocupada
Acho q ela pode morrer

Anónimo disse...

Eu tenho uma tartaruga há 2 semanas eu ponho camarao mas ela nao quer comer o que faço estou muito preocupado.

Unknown disse...

pergunta. o a minha tartaruga estava bem e de repente comecou a nadar de lado e a ficar sem forca, ocasionalmente levanta a cabeca e abre a boca mas de resto mao se mexe , podem ajudar?

Unknown disse...

Ola! Eu tenho uma tartaruga mas eu não sei se ela é fêmea. Eu chamo-lhe Cindy mas eu gostava que de lhe dar o meu gmail e desse modo eu lhe enviava uma foto.
vera0622lba@gmail.com
Obrigado

Motivos Para Estar Aqui disse...

Olá Analuz. Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho duas tartarugas tigre dgua. O meu aquaterrario ja estava pequeno para as duas e mandei fazer um novo.porém depois de mudar de aquaterrario para um bem maior consegui verificar que as duas são machos. É depois disso vejo que o comportamento das duas não é mais o mesmo. Me parece que as duas estão querendo acasalar. Mas se trata de dois machos e estou com medo que uma possa machucar a outra por conta disso. A dúvida é. Posso criara dois machos no mesmo aquaterrario? Lembrando que nunca tive problemas com os dois no mesmo lugar. Mas agora ta estranho. Tá parecendo que uma está sempre brigando com a outra. Desde ja grato.

Motivos Para Estar Aqui disse...

Olá Analuz. Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho duas tartarugas tigre dgua. O meu aquaterrario ja estava pequeno para as duas e mandei fazer um novo.porém depois de mudar de aquaterrario para um bem maior consegui verificar que as duas são machos. É depois disso vejo que o comportamento das duas não é mais o mesmo. Me parece que as duas estão querendo acasalar. Mas se trata de dois machos e estou com medo que uma possa machucar a outra por conta disso. A dúvida é. Posso criara dois machos no mesmo aquaterrario? Lembrando que nunca tive problemas com os dois no mesmo lugar. Mas agora ta estranho. Tá parecendo que uma está sempre brigando com a outra. Desde ja grato.

Anónimo disse...

Oi tudo bem comprei uma tartaruga e não tive o cuidado de verificar se a tartaruga estava doente na loja, quando chego em casa pego ela e vejo que tem algumas manchinhas roxas nela e me assusto, depois a pele dela fica toda esbranquisada e vejo um caroso pequeno na cabeça.no outro dia fica maior. vc sabe me dizer oque isso pode ser muito obrigada bjsss até

Anónimo disse...

O nome dela e Estela estou super preucupada e não acho resposta em sites moro em abu dhabi e aqui uma consulta e R$,400
Se puder me ajudar agradeso!!!��

Anónimo disse...

Olá, tenho um casal de tartarugas, elas tem aproximadamente 10cm. Minha dúvida é..tenho um jardim em casa e se posso deixar elas caminhando na grama? Isso faz bem para elas?

Anónimo disse...

Ei Boa tarde a minha tartaruga tem 2 anos ela não cresceu MT e já tem 4 dias que não come e tô sentindo que ela está MT quieta sem fazer movimento estou preocupada o que pode ser..

Unknown disse...

eu posso deixar minha tartaruga de aquário fora dele, pela casa? se sim,por quanto tempo posso fazer isso?








LINDO

Comovente historia do cachorro que esperou 11 anos pelo seu dono no mesmo lugar