Coleiras Vermelhas: Diga não à Crueldade na luta contra a Raiva.

Coleiras Vermelhas: Diga não à Crueldade na luta contra a Raiva.
clique e aceda

Porquinho da Índia



Os porquinhos-da-índia reproduzem-se durante todo o ano. O período gestacional dura entre 60 e 70 dias e as ninhadas são compostas em média por 3 a 4 crias. Devido ao longo período gestacional, as crias nascem com pêlo, dentes e garras. As crias mamam, geralmente até aos 5 dias, mas podem continuar a fazê-lo até às 3 semanas. Apesar disso estes roedores nascem já com a capacidade de comer alimentos sólidos. Os porquinhos-da-índia nascem em média com 100 gr. e já são capazes de andar e ver parcialmente.
Os porquinhos-da-índia são bastante precoces. Estes roedores atingem a maturidade sexual entre as 3 e as 5 semanas de idade, mas considera-se que é ainda muito cedo para cruzar os animais e opta-se geralmente por separar os machos das fêmeas.

Os porquinhos-da-índia jovens são geralmente tímidos com os humanos. Devem ser manuseados desde os primeiros dias. São imprevisíveis em termos de comportamento e têm mudanças de humor bruscas, mas não reagem agressivamente, mordendo ou arranhando, se estiverem desde cedo habituados a humanos. Nesta altura são bastante pacíficos e passivos.

Apesar de serem activos, dormem ainda bastante nesta idade, sobretudo durante o dia.

Idade Adulta


Os machos pesam em média 1kg, embora o peso das fêmeas seja inferior, em média entre 800 e 900 gr.

Apesar de a maturidade sexual dos porquinhos-da-índia surgir bastante cedo, estes animais só se tornam verdadeiramente adultos por volta dos 4/5 meses de idade. Durante este período e até aos 7/12 meses, as fêmeas que vão ser usadas na reprodução devem ser cruzadas. As fêmeas não devem ter a primeira ninhada depois dos 12 meses, pois o canal de nascimento pode não alargar o suficiente para permitir o nascimento das crias.

Os porquinhos-da-índia adultos são animais activos e brincalhões. Gostam de roer, andar na roda, que deve ser apropriada para eles, gostam de interagir com outros porquinhos-da-índia e com o dono. Activos e exploradores entretêm simplesmente com as suas actividades

Terceira Idade


A maioria dos porquinhos-da-índia vive até aos 4/5 anos, embora, se forem bem tratados, possam chegar até uma década. Um porquinho-da-índia com 3 anos já entrou na terceira idade e em muitos estudos científicos, considera-se que a partir dos 2 já se trata de um animal idoso. Assim, os porquinhos que resistem até aos 7 anos ou mais são animais que vivem efectivamente muito tempo.

A terceira idade num porquinho-da-índia acarreta muitos problemas que surgem também na velhice dos humanos. Os problemas de saúde são vários, desde artrite a cataratas, problemas cardiovasculares ou tumores. O importante é manter o animal vigiado e tratar dos problemas assim que vão surgindo.

O envelhecimento faz com que o porquinho-da-índia se torne menos activo e mais calmo. Em princípio, nesta idade os porquinhos-da-índia já se sentem confortáveis com os donos e por isso gostam de ser acariciados. Exigem menos atenção do dono, mas parecem saber apreciá-la mais.

2 comentários:

Anónimo disse...

eu acho os porquinhos da india uns fofos euadoro inclusive eu vou cuidar deles até que ele dure os dez anos então eles são muitos dóceis e muito amigaveis

Anónimo disse...

EU AMO PORQUINHOS DA ÍNDIA ALÉM DE SER FOFOS SÃO ENGRAÇADOS E BONITOS,GANHEI UM BRANQUINHO GOSTO MUITO DELE É UM DOCE








LINDO

Comovente historia do cachorro que esperou 11 anos pelo seu dono no mesmo lugar