Coleiras Vermelhas: Diga não à Crueldade na luta contra a Raiva.

Coleiras Vermelhas: Diga não à Crueldade na luta contra a Raiva.
clique e aceda

O gato rafeiro

Um gato rafeiro é um gato único com um temperamento e aparência diferente de qualquer outro gato. Os gatos rafeiros são resultado de cruzamentos de gatos de raças diferentes ou filhos de animais que resultaram desses cruzamentos.

Ser rafeiro, ou sem raça, significa que o gato não obedece a nenhum padrão definido pelo Homem. Assim sendo, um gato rafeiro recém-nascido é uma caixinha de surpresas, uma vez que não se pode prever o seu comportamento ou aparência, apenas especular a partir do comportamento e aparência dos progenitores.

Não se pode por isso dizer qual a aparência de um gato rafeiro ou o seu comportamento tipo, uma vez que não há nenhum animal igual a ele no passado que possa servir de guia.

Em traços largos, os gatos rafeiros têm tendência a ser de tamanho médio e pêlo curto. Mas o cruzamento entre dois gatos de pêlo comprido de raças diferentes produz rafeiros, que provavelmente terão pêlo cumprido.

Assim, definir um gato sem raça é apenas especular. O conhecimento dos progenitores dá-nos pistas sobre como se poderá desenvolver o gato. O comportamento do animal será tendencialmente mais próximo do da mãe, caso a conheça.

Temperamento 

Os gatos rafeiros têm um espectro de comportamentos muito grande. Visto que podem resultar de cruzamentos entre gatos mais afectuosos ou gatos mais independentes, o comportamento dos gatos sem raça é impossível de prever.

Caso conheça os progenitores, essa será uma boa pista para perceber como será o gato no futuro, mas viver com um gato rafeiro é uma descoberta constante de reacções e afeições.

Os gatos aprendem a ser gatos com a mãe, por isso é provável que o temperamento de um gato se assemelhe mais ao da mãe do que ao do pai.

Mesmo os gatos recolhidos da rua reagem de formas diferentes em relação ao novo dono: há alguns que permanecem para sempre ariscos e há outros que expressam a sua gratidão com uma dependência extrema.

O que se pode esperar de um gato rafeiro é que aja como um gato e, por isso, a sua educação, limpeza e instintos são similares a qualquer outro gato, mesmo os de raça.

Os gatos rafeiros são tido como animais mais fortes e saudáveis do que os seus primos de raça. A verdade é que os gatos rafeiros são tão susceptíveis a contrair determinadas doenças como outros. Contudo, se estivermos a falar de um gato recolhido da rua, mais exposto à selecção natural, em princípio, esse gato será mais resistente do que a média, o que lhe garantiu a sobrevivência.

Para além disso, os gatos rafeiros podem beneficiar da não consanguinidade que pode ditar problemas graves aos gatos de raça que são fruto de cruzamentos entre parentes directos.

Contudo, os gatos rafeiros não são super-heróis e os donos devem ter as mesmas precauções que são tidas com os gatos de raça: vacinas, visitas regulares ao veterinário e vigilância atenta do seu comportamento em casa são factores fundamentais para o bem-estar do animal. 

Category: 0 comentários

0 comentários:








LINDO

Comovente historia do cachorro que esperou 11 anos pelo seu dono no mesmo lugar